AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » AMESC reforça união na primeira assembleia de 2025

AMESC reforça união na primeira assembleia de 2025

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

A sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) recebeu, nesta quarta-feira (19), a primeira assembleia dos prefeitos de 2025. Os gestores reafirmaram seu compromisso com a unidade em prol do desenvolvimento regional e com a superação dos desafios diários enfrentados pelas pautas municipalistas.

Em nome do colegiado, a presidente da AMESC e prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, destacou que há um consenso entre os prefeitos quanto à importância da união e do compromisso em debater e buscar soluções conjuntas para os desafios regionais. O foco principal é impulsionar o desenvolvimento de uma região com grande potencial.

Durante a reunião, um dos principais temas abordados foi a reestruturação do CIMGEPA (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública da AMESC), que oferece novas oportunidades por meio de ações em andamento, como o selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), e também possibilita a aquisição de bens e serviços de forma compartilhada, com um custo menor aos municípios, fomentando assim, a eficiência da gestão pública municipal.

Outro ponto relevante de discussão foi a forma que vem ocorrendo as transferências dos recursos provenientes das emendas dos deputados para as entidades privadas, por meio das prefeituras.

Também foi discutido os valores referentes ao ICMS-Educação, sendo que após, grandes investimentos por parte de todas as gestões na educação municipal, melhorando a estrutura e qualificando os profissionais, espera-se que haja uma melhor pontuação dos alunos nas provas de proficiências que avaliam a educação, como a Nota SAEB.

Os prefeitos também trabalharam na definição das prioridades regionais, que serão apresentadas ao governador do estado, Jorginho Mello, com o objetivo de que o Estado aporte recursos para projetos estratégicos. O governador deve anunciar em breve a data de sua visita à associação, durante o programa Santa Catarina Levado a Sério.

O desenvolvimento econômico foi amplamente debatido, com a análise do impacto que a Reforma Tributária trará aos municípios da AMESC, analisando-se os novos índices de retorno de recursos e a preocupação com as perdas geradas por essas mudanças.

Além disso, a atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi abordada, com um representante da entidade destacando tanto as ações já implementadas quanto as iniciativas futuras para apoiar os municípios da região.

A assembleia reforçou o compromisso dos prefeitos com uma gestão integrada e eficiente, focada no crescimento sustentável e na garantia de melhorias para toda a população. Novos encontros serão realizados ao longo do ano para acompanhar os avanços das pautas discutidas e fortalecer a cooperação entre os municípios.

Fonte: Ascom AMESC

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.