
A Diocese de Osório, por meio do Serviço de Animação Vocacional e das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), segue fortalecendo a promoção vocacional e a formação de novos sacerdotes. Como parte desse processo, atualmente conta com sete jovens em diferentes etapas formativas no seminário de Viamão.
Os jovens passam por etapas formativas como o Discipulado e a Configuração e, paralelamente, estudam Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e, nos finais de semana, participam de atividades pastorais em diversas paróquias da Diocese.
Um exemplo de caminhada vocacional para os jovens é a participação nos encontros mensais do Kairós, onde recebem orientação para discernir sua vocação. Aqueles que demonstram interesse e comprometimento ingressam no seminário para aprofundar sua formação em preparação para o sacerdócio.
ESTUDOS
Os seminaristas da Diocese de Osório estudam no seminário de Viamão e na PUCRS, em Porto Alegre, sob a orientação da equipe formativa composta pelo Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva e pelo diretor espiritual, Pe. Marlon Ramos Lopes, com o acompanhamento do bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl. Além da formação acadêmica e espiritual, os seminaristas realizam atividades pastorais nos finais de semana, servindo em diferentes comunidades conforme a designação da equipe formativa.
ETAPAS DA FORMAÇÃO
Os seminaristas percorrem duas grandes fases formativas: o Discipulado e a Configuração.
Etapa do Discipulado (Filosofia): Envolve três anos de estudo na PUCRS, focando nas dimensões humana, espiritual, intelectual, pastoral e comunitária. Durante esse período, os seminaristas também participam de atividades de formação humano-cristã e recebem apoio de psicólogo e diretor espiritual.
Etapa da Configuração (Teologia): Esse estágio aprofunda os estudos teológicos e intensifica o contato dos seminaristas com a vida cristã e eclesial, preparando-os para a futura ordenação presbiteral.
De acordo com o formador Pe. Ederson, “o caminho vocacional exige dedicação e comprometimento, e os seminaristas, com o apoio da comunidade e da Igreja, seguem firmes na missão de se tornarem padres preparados para servir o povo de Deus da Diocese de Osório.”.
ATIVIDADES PASTORAIS EM 2025
Em 2025, durante os finais de semana, os sete seminaristas estrão distribuídos em diversas paróquias da Diocese de Osório, desempenhando atividades pastorais que complementam sua formação teórica e espiritual. Confira a seguir as informações de cada um:
Rodrigo Webber Carlos, 25 anos, tem origem na Paróquia Senhor Bom Jesus, Morrinhos do Sul, está na etapa da Configuração, ou seja, cursando o 2º ano de Teologia e, neste ano, estará realizando atividades pastorais na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral, em Osório.
Érique Nostrani, 20 anos, tem origem na Paróquia Santo André Avelino, Maquiné, está na etapa do Discipulado (Filosofia, 3° ano). Em 2025 estará a serviço do Setor Juventude e do Serviço de Animação Vocacional.
João Luis Garcia Sobotyk, 20 anos, tem origem na Paróquia São Pedro, Xangri-lá. O jovem encontra-se na etapa do Discipulado (Filosofia, 2° ano). Neste ano servirá a Paróquia São Pedro, Terra de Areia.
Jonas Borges Dias, 24 anos, da Paróquia Santo André Avelino, Maquiné, encontra-se na etapa do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e estará a serviço da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Santo Antônio da Patrulha.
Ígor Scheffer Hendler, 24 anos, da Paróquia São José, Três Cachoeiras, está na etapa do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e servirá na Paróquia São Pedro, Xangri-lá.
João Batista Wasum, 26 anos, é da Paróquia Bom Pastor, Imbé. A etapa de formação é a do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e servirá a Paróquia Santo Antônio, Santo Antônio da Patrulha.
José Henrique Cezar da Silva, 28 anos, tem origem na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, Osório, está na etapa do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e servirá a Paróquia São José, Três Cachoeiras.




Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel