AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Terceira onda de calor do ano atinge litoral norte gaúcho e sul catarinense nesta semana

Terceira onda de calor do ano atinge litoral norte gaúcho e sul catarinense nesta semana

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A região do litoral norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina estão enfrentando temperaturas elevadas desde o último sábado (22), calor que pode se estender até quarta-feira (26), devido à terceira onda de calor registrada no Sul do país. Segundo os meteorologistas, a massa de ar quente que avança pelo centro-oeste do Rio Grande do Sul também afetará cidades como Torres, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Balneário Gaivota/SC, trazendo temperaturas próximas dos 38°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o centro-oeste gaúcho pode atingir os 40°C. Para o Inmet, a nova onda de calor seria a terceira no país neste ano. A primeira foi entre os dias 17 e 23 de janeiro e a segunda ocorreu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas localizadas também no Rio Grande do Sul.

ALERTA DA DEFESA CIVIL

A previsão levou a Defesa Civil e instituições de meteorologia a emitirem um aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor, válido a partir desta segunda-feira (24). Os especialistas recomendam que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, beba bastante líquido e redobre os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.

O Inmet explica que, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos”. E acrescenta que “essa condição deve abranger uma área extensa”.

Com as altas temperaturas, especialistas alertam também para o risco de queimadas e o aumento na demanda por energia elétrica, o que pode sobrecarregar o sistema e resultar em quedas de energia em alguns municípios.

A previsão é de que as temperaturas comecem a diminuir gradativamente a partir de quinta-feira (27), com a chegada de ventos mais frescos do oceano. Até lá, recomenda-se que moradores e turistas redobrem os cuidados e aproveitem as praias com precaução, evitando exposição prolongada ao sol nos horários de pico.

Com informações do INMET e DEFESA CIVIL do RS.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.