Araranguá viveu um dia de extremos na quarta-feira (26). Após um calor sufocante de 36°C no Vale do Araranguá, um forte temporal atingiu a cidade no final da tarde, causando alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos.
O volume intenso de chuva alagou diversas ruas, complicando o trânsito justamente no horário de pico, quando muitas pessoas retornavam do trabalho. Além disso, há relatos de comércios atingidos pela água e residências que perderam parte de suas coberturas. No antigo traçado da BR-101, árvores tombaram, bloqueando parcialmente o tráfego. Em alguns pontos da cidade, carros ficaram ilhados, submersos até a altura da porta, impedindo seu deslocamento do local alagado. Não houve registros de vítimas.
ALERTA
A Defesa Civil de Santa Catarina já havia emitido um alerta meteorológico informando a possibilidade de temporais isolados entre a tarde e a noite de quarta-feira (26) e desta quinta-feira (27). As regiões mais afetadas incluem o Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul catarinense. O risco varia de baixo a moderado, com chances de destelhamentos, quedas de árvores e enxurradas pontuais.
RECOMENDAÇÕES
– Busque abrigo durante os temporais e evite atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
– Redobre a atenção em áreas de encosta.
– Observe a inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros e paredes.
– Com previsão de mais instabilidade, os moradores devem manter-se atentos aos alertas e recomendações dos órgãos de segurança.
Foto: Rádio Araranguá / Arquivo
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.