O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) encerrou no último domingo (9) a Operação Verão Total 2024/2025, com a consequente redução significativa no número de guarda-vidas atuando nas praias do Litoral Gaúcho. Apesar disso, os serviços continuarão até o dia 30 de março, com um efetivo reduzido, composto por alguns militares e guarda-vidas civis contratados.
O tenente-coronel Vinicius Lang, coordenador administrativo da operação, explicou que, a partir desta segunda-feira (10), os profissionais estarão posicionados em guaritas centrais e pontos estratégicos das praias. “O patrulhamento seguirá com o uso de motos aquáticas e quadriciclos. A população deve sempre procurar uma guarita ativa do CBMRS para garantir um banho seguro”, orientou o oficial.
Em Torres, as guaritas que permanecerão ativas com a presença de guarda-vidas até o final de março são: 2 (Molhes), 7 (Praia Grande), 8 (Prainha), 9 (Praia da Cal) e 11 (Guarita). Além disso, uma moto aquática na guarita 9 e um quadriciclo na guarita 7 estarão à disposição dos guarda-vidas.
Durante a operação, que teve início no final de dezembro, os guarda-vidas realizaram 769 salvamentos no Litoral Norte, número similar ao da temporada anterior, quando foram registrados 757 resgates. A operação também contabilizou um óbito em área monitorada por guarda-vidas, além de 93.794 casos de lesões causadas por águas-vivas nas praias da região. No campo preventivo, os profissionais realizaram 388.461 ações e ajudaram a localizar 1.303 pessoas que se perderam na orla.
Com informações do CBMRS.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.