AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Conscientização nas Escolas: Palestra Esclarece Riscos da Esporotricose em Dom Pedro de Alcântara

Conscientização nas Escolas: Palestra Esclarece Riscos da Esporotricose em Dom Pedro de Alcântara

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

O Departamento de Gestão Ambiental de Dom Pedro de Alcântara esteve presente nas escolas do município nos últimos dias, tanto na rede municipal quanto nas duas estaduais, em uma importante palestra sobre a esporotricose.

A esporotricose é uma micose causada pelo fungo Sporothrix sp., uma espécie saprófita que se desenvolve facilmente em plantas e solo. Por ser uma zoonose – doença transmitida entre animais e humanos – a esporotricose é de notificação obrigatória e exige atenção especial.

Embora possa acometer diferentes espécies, os felinos são as principais vítimas, devido aos seus hábitos comportamentais. A doença se manifesta através de feridas secretivas espalhadas pelo corpo, sendo mais comuns nas patas – pelo hábito dos gatos de afiar as unhas em árvores – e na face, geralmente devido a brigas.

Diante do surgimento dessas lesões, é fundamental encaminhar o animal a um médico veterinário para a realização dos exames necessários e a adoção das medidas adequadas para o tratamento. Animais diagnosticados com esporotricose devem ser isolados e não podem ter acesso livre às ruas, devido ao alto potencial de contágio. Em caso de óbito, o enterro não é permitido, sendo recomendada a cremação.

Fonte: Ascom PMDPA

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.