A 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril em todos os municípios catarinenses, priorizando grupos de risco. O Dia D de mobilização estadual será em 10 de maio, e, após essa data, a imunização será ampliada para toda a população acima de seis meses de idade. A decisão foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e municípios durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em Blumenau.
A vacina trivalente, oferecida gratuitamente na rede pública, protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. O secretário de Saúde, Diogo Demarchi, destacou a importância da vacinação para evitar internações e agravamento de doenças respiratórias. Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos de gripe e 128 mortes, reforçando a necessidade da imunização.
Além da campanha, a vacina contra a gripe foi incorporada ao Calendário de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, garantindo sua oferta contínua. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% do público prioritário, que inclui idosos, gestantes, crianças, trabalhadores da saúde e outros grupos vulneráveis.

Com informações do Governo de SC.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.