AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Reunião Pública debate soluções para o problema do Maruim em Dom Pedro de Alcântara

Reunião Pública debate soluções para o problema do Maruim em Dom Pedro de Alcântara

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Na manhã desta segunda-feira, 28 de abril de 2025, o espaço da Câmara de Vereadores de Dom Pedro de Alcântara foi palco de uma importante reunião pública para discutir o grave problema da proliferação do maruim, inseto que tem afetado diversos municípios do Litoral Norte do Estado.

Poder Executivo Municipal buscará alinhamento com Estado sobre proposta da Agro Aparecida

O encontro reuniu membros do Executivo Municipal, moradores da comunidade e o representante da empresa Agro Aparecida, Eraldo de Lima Scandolara, que apresentou uma proposta de solução para o problema. A empresa afirma possuir um produto capaz de eliminar o mosquito; entretanto, o produto ainda não possui registro técnico nem testagem comprovada, requisitos exigidos pelos órgãos reguladores para o uso seguro.

Durante a reunião, foram prestados esclarecimentos sobre as características do maruim, os impactos causados na região e as ações que vêm sendo planejadas e executadas para mitigar sua presença. Também houve manifestação do vigilante sanitário Fábio Bernst e da chefe do escritório da Emater, Tatiana Vahn Bohrer, que abordaram as exigências legais para a aplicação de qualquer produto não aprovado pela Anvisa, além de ressaltar o extenso caminho já percorrido pelo poder público municipal em busca de soluções efetivas e legais.

Como encaminhamento da audiência, ficou definido que o Poder Executivo Municipal irá agendar uma reunião com o Governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Saúde para apresentar o problema enfrentado e a proposta da empresa Agro Aparecida, reforçando o compromisso de atuar sempre dentro dos parâmetros legais e deixando claro que não se responsabilizará por eventuais usos inadequados do produto.

Paralelamente, a comunidade local decidiu formar um grupo independente, sem envolvimento direto do Poder Público, para assumir a frente das discussões sobre uma possível testagem do produto, com respaldo da empresa proponente. Integraram o grupo os moradores Lara Souza da Silva Oliveira, Nadir Framento (Gringo), Cidinei Hahn Evaldt, Rogelio Hahn Evaldt e Heraldo de Lima Scandolara (representando a empresa Agro Aparecida).

Fonte: Ascom PMDPA

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.