Fogo começou ao lado de pavilhão industrial e consumiu estrutura de 100 m² com 80 m³ de madeira em secagem.
Na manhã desta sexta-feira (23), um incêndio de grandes proporções atingiu uma edificação industrial no bairro Rio Canoas, em Praia Grande, no Sul catarinense. O fogo destruiu completamente uma estufa de madeira localizada às margens da SC-290. A ocorrência foi registrada às 6h55min e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Passo de Torres e Sombrio, cidades catarinenses.
De acordo com o relato do proprietário aos bombeiros, as chamas começaram em uma estufa usada para a secagem de madeira, com cerca de 100 metros quadrados de área e aproximadamente 80 metros cúbicos de madeira em processo de tratamento. A estrutura sinistrada ficava ao lado de um pavilhão de trabalho e da área da fornalha, que por pouco não foram atingidos.
A primeira guarnição a chegar foi a de Passo de Torres, com a viatura ABTR-188. Ao identificar o risco de propagação do fogo para a área da fornalha adjacente, os bombeiros iniciaram imediatamente o combate direto às chamas, montando linhas de ataque e concentrando esforços para conter o avanço do incêndio. A ação rápida foi essencial para proteger outras áreas do imóvel, incluindo um galpão aos fundos.
Minutos depois, reforços chegaram com as viaturas ABTR-205 e AT-43, de Sombrio, além dos veículos AR-185 e AR-144. Juntas, as equipes utilizaram cerca de 50 mil litros de água para controlar o incêndio. Um caminhão-pipa também foi acionado para dar suporte ao abastecimento de água durante o combate.
De acordo com os CBMSC, para o trabalho de rescaldo, foi empregada uma escavadeira hidráulica que auxiliou na retirada dos materiais queimados de dentro da estufa, permitindo melhor acesso aos focos remanescentes. Graças à ação conjunta das equipes, a área da fornalha e uma segunda estufa foram preservadas.
Após a extinção das chamas e a verificação da segurança estrutural do local, os bombeiros realizaram orientações aos responsáveis pela empresa e promoveram o isolamento da área atingida, que passará por uma futura inspeção técnica.
As imagens da ocorrência foram registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Não houve registro de feridos.


>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

