Quinta-feira (29) começa com registros de neve na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; Defesa Civil do RS emite alerta para ventos intensos.
Uma intensa frente fria que avança sobre o Sul do Brasil provocou um cenário típico de inverno rigoroso na madrugada desta quinta-feira (29), com registros de neve e chuva congelada em municípios da Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O fenômeno, aliado à atuação de um ciclone extratropical no Litoral Norte gaúcho, acendeu o alerta da Defesa Civil do RS para ventos que podem ultrapassar os 90 km/h em algumas regiões.
Neve e frio intenso

Em Cambará do Sul, os termômetros marcaram 2,4ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e moradores foram surpreendidos com a queda de flocos de neve e chuva congelada, quando os flocos se formam no ar, derretem parcialmente durante a queda e voltam a congelar antes de atingir o solo. As cidades de São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos também relataram o fenômeno, conforme informou a Climatempo Meteorologia. Ouvintes da Rádio Maristela confirmaram o fenômeno também em Bom Jesus, Vacaria e Jaquirana.
O fotógrafo torrense Gabriel Zaparolli, que acompanha o fenômeno na região de Cambará do Sul, registrou imagens dos flocos durante a madrugada. Embora a precipitação não tenha sido suficiente para cobrir o solo, o fenômeno empolgou moradores e turistas que aguardavam ansiosamente a chegada da neve.
A Climatempo explica que a combinação entre a frente fria e a umidade trazida pelo ciclone extratropical cria as condições ideais para a formação da neve. Quando essa umidade entra em contato com o ar gelado, surgem os flocos, principalmente em áreas de maior altitude.
Mínimas negativas em SC

Santa Catarina também vive um dia de frio rigoroso. Urupema, na Serra Catarinense, que ostenta o título de Capital Nacional do Frio, amanheceu com impressionantes -1,29ºC, às 6h, a menor temperatura registrada no estado nesta quinta. Em Urubici, os termômetros marcaram -0,07ºC, enquanto em São Joaquim, cidade tradicionalmente associada à neve, a mínima foi de 0,26ºC. Em São Joaquim, conforme o portal São Joaquim Online, o fenômeno ocorreu pouco depois das 9 horas da manhã.
Com o frio intenso, a Defesa Civil catarinense afirma que poderá ter novas precipitações em mais cidades até a tarde desta quinta. Turistas e até “caçadores de frio” lotam hotéis na região serrana em busca da experiência.
Alerta da Defesa Civil no RS
Diante do avanço do ciclone e da frente fria, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul está em estado de alerta. O órgão monitora a possibilidade de um evento meteorológico severo, especialmente com ventos fortes no Litoral gaúcho, com rajadas que podem ultrapassar os 90 km/h em áreas como a Costa Doce, Litoral Médio e Litoral Norte.
O Centro de Monitoramento do órgão avalia o uso da ferramenta Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens de emergência diretamente aos celulares da população em áreas de risco. O alerta aparece bloqueando a tela do aparelho e é acompanhado por sinais sonoros e vibratórios.
A recomendação geral é que a população redobre a atenção com o frio, ventos e possíveis mudanças bruscas no clima ao longo dos próximos dias.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

