AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Reunião discute ações emergenciais contra gripe aviária no Extremo Sul Catarinense

Reunião discute ações emergenciais contra gripe aviária no Extremo Sul Catarinense

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Na tarde da última quinta-feira (12), o plenário da Câmara de Vereadores de Araranguá recebeu uma reunião interinstitucional promovida pelo Grupo Técnico Intersetorial e pela instituição Educamar. O encontro reuniu representantes de órgãos municipais e estaduais para discutir medidas de precaução e contenção diante do avanço do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no estado de Santa Catarina.

A reunião teve como foco principal a elaboração de protocolos conjuntos de atuação, a mobilização de recursos e o fortalecimento da vigilância sanitária. Entre os temas debatidos estiveram a atual situação epidemiológica, os riscos da nova temporada migratória de animais marinhos e a importância de uma resposta rápida e coordenada frente à ameaça sanitária.

A Educamar, que realiza o monitoramento da fauna marinha na região do extremo sul catarinense, destacou que, até o momento, não há registros de casos positivos da doença na região. No entanto, o alerta permanece elevado em virtude da detecção de casos em outras partes do estado.

“Esse grupo foi criado há dois anos, quando surgiram os primeiros casos positivos da doença em animais marinhos em Santa Catarina. Agora, com a chegada da temporada migratória, o objetivo é intensificar a vigilância e alinhar os esforços entre secretarias de saúde, meio ambiente e órgãos de controle”, explicou Suelen Santos, coordenadora de pesquisas e presidente da Educamar.

Fonte: Ascom CMA

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.