Problema atinge quase todas as comunidades do município; CEEE Equatorial atribui falha à queda de vegetação sobre a rede durante ventania e orienta moradores a registrarem ocorrências.

O município de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte gaúcho, enfrenta mais de 24 horas sem energia elétrica em grande parte de seu território. O corte no fornecimento de luz ocorre justamente em um dos dias mais frios deste início de inverno, afetando o cotidiano e a segurança de centenas de moradores. Praticamente todas as comunidades estão sem energia, desde às 7h da manhã de terça-feira (24), entre elas Arroio dos Mengues, Morro das Pedras, Morro dos Passarinhos, Hilários, Lumertz, Lagoneiro, Morro dos Leffas e a comunidade dos Magnus.
A reportagem da Rádio Maristela entrou em contato com a assessoria de comunicação da CEEE Equatorial, na manhã desta quarta-feira (25), que informou que as falhas foram provocadas pela queda de vegetação sobre a rede elétrica em função das fortes rajadas de vento registradas na região. A concessionária explicou que, inicialmente, os casos em Dom Pedro de Alcântara foram tratados como pontuais, o que exige atuação individual das equipes em campo, dificultando o restabelecimento rápido do serviço.
Segundo a assessoria, quando há um grande volume de clientes afetados, conseguem fazer o reparo em circuitos que abastecem muita gente de uma vez só. Em casos pontuais como os de Dom Pedro de Alcântara, as equipes precisam ir de um por um, o que demanda mais tempo.
A CEEE Equatorial afirma que a maioria dos clientes já teve o fornecimento normalizado, mas os trabalhos continuam sendo realizados com prioridade para atender os locais ainda afetados. A empresa também afirmou que houve reforço nas equipes técnicas para agilizar os reparos, e que, embora a previsão fosse de normalização ainda ontem (24), as dificuldades de acesso e os danos físicos à rede prolongaram os transtornos.
A concessionária destaca que, em situações como esta, o contato da vegetação com a fiação provoca o desligamento automático do sistema, que muitas vezes é restabelecido de forma remota, por meio de religadores automáticos. No entanto, quando há rompimento de cabos ou outros danos estruturais, é indispensável a intervenção direta das equipes no local.
ORIENTAÇÃO
A CEEE Equatorial aproveita para orientar a população a não deixar de registrar a falta de energia nos canais oficiais da empresa. A empresa afirma que em alguns casos o cliente não aciona os canais de atendimento porque acredita que o vizinho vai acionar. Mas o sistema não é automático em muitos lugares, principalmente os mais distantes. Por isso, a CEEE reforça essa orientação para que a população registre o que está acontecendo. Quanto mais gente entrar em contato, o sistema vai agrupando essas ocorrências e atribuindo maior prioridade ao identificar que um número maior de clientes está afetado.
A ventania que atingiu o Litoral Norte causou transtornos também em outros municípios da região, exigindo uma força-tarefa das equipes de manutenção.
Canais de atendimento da CEEE Equatorial:
- WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
- Central de Atendimento: 0800 721 2333
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Aplicativo Equatorial Energia (disponível gratuitamente para Android e iOS
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