AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Dom Pedro de Alcântara enfrenta mais de 24 horas sem energia elétrica em um dos dias mais frios do inverno

Dom Pedro de Alcântara enfrenta mais de 24 horas sem energia elétrica em um dos dias mais frios do inverno

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Problema atinge quase todas as comunidades do município; CEEE Equatorial atribui falha à queda de vegetação sobre a rede durante ventania e orienta moradores a registrarem ocorrências.

O município de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte gaúcho, enfrenta mais de 24 horas sem energia elétrica em grande parte de seu território. O corte no fornecimento de luz ocorre justamente em um dos dias mais frios deste início de inverno, afetando o cotidiano e a segurança de centenas de moradores. Praticamente todas as comunidades estão sem energia, desde às 7h da manhã de terça-feira (24), entre elas Arroio dos Mengues, Morro das Pedras, Morro dos Passarinhos, Hilários, Lumertz, Lagoneiro, Morro dos Leffas e a comunidade dos Magnus.

A reportagem da Rádio Maristela entrou em contato com a assessoria de comunicação da CEEE Equatorial, na manhã desta quarta-feira (25), que informou que as falhas foram provocadas pela queda de vegetação sobre a rede elétrica em função das fortes rajadas de vento registradas na região. A concessionária explicou que, inicialmente, os casos em Dom Pedro de Alcântara foram tratados como pontuais, o que exige atuação individual das equipes em campo, dificultando o restabelecimento rápido do serviço.

Segundo a assessoria, quando há um grande volume de clientes afetados, conseguem fazer o reparo em circuitos que abastecem muita gente de uma vez só. Em casos pontuais como os de Dom Pedro de Alcântara, as equipes precisam ir de um por um, o que demanda mais tempo.

A CEEE Equatorial afirma que a maioria dos clientes já teve o fornecimento normalizado, mas os trabalhos continuam sendo realizados com prioridade para atender os locais ainda afetados. A empresa também afirmou que houve reforço nas equipes técnicas para agilizar os reparos, e que, embora a previsão fosse de normalização ainda ontem (24), as dificuldades de acesso e os danos físicos à rede prolongaram os transtornos.

A concessionária destaca que, em situações como esta, o contato da vegetação com a fiação provoca o desligamento automático do sistema, que muitas vezes é restabelecido de forma remota, por meio de religadores automáticos. No entanto, quando há rompimento de cabos ou outros danos estruturais, é indispensável a intervenção direta das equipes no local.

ORIENTAÇÃO

A CEEE Equatorial aproveita para orientar a população a não deixar de registrar a falta de energia nos canais oficiais da empresa. A empresa afirma que em alguns casos o cliente não aciona os canais de atendimento porque acredita que o vizinho vai acionar. Mas o sistema não é automático em muitos lugares, principalmente os mais distantes. Por isso, a CEEE reforça essa orientação para que a população registre o que está acontecendo. Quanto mais gente entrar em contato, o sistema vai agrupando essas ocorrências e atribuindo maior prioridade ao identificar que um número maior de clientes está afetado.

A ventania que atingiu o Litoral Norte causou transtornos também em outros municípios da região, exigindo uma força-tarefa das equipes de manutenção.

Canais de atendimento da CEEE Equatorial:

  • WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
  • Central de Atendimento: 0800 721 2333
  • Site: www.equatorialenergia.com.br
  • Aplicativo Equatorial Energia (disponível gratuitamente para Android e iOS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.