AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Falece Pedro Elias da Rosa, comunicador que marca a história da Rádio Maristela

Falece Pedro Elias da Rosa, comunicador que marca a história da Rádio Maristela

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Radialista carismático, voz marcante das manhãs no Litoral Norte gaúcho e eterno apaixonado pelo rádio, Pedro Elias deixa um legado de simplicidade, talento e amor pela comunicação popular.

Faleceu no início da noite de sábado, 5/7, em Torres, Pedro Elias da Rosa, aos 90 anos, comunicador, radialista e figura emblemática da Rádio Maristela 106.1FM, onde trabalhou por mais de duas décadas. Sua partida encerra um ciclo de vida e de dedicação ao rádio, à música e à alegria de informar.

Natural de Sombrio/SC, nascido em 1935, Pedro Elias se radicou em Torres, onde construiu sua vida ao lado da esposa, Horgina Cândida da Rosa. O casal teve quatro filhos, três meninas e um menino, sendo este o Pe. Carlos Alberto da Rosa (Pe. Betinho), presbítero da Diocese de Osório e atualmente vigário paroquial na Paróquia São José, em Três Cachoeiras. Pedro Elias também deixa uma neta, Paula Zorteia, e dois bisnetos, Caio Augusto e Lara.

O COMUNICADOR

Pedro Elias ingressou na Rádio Maristela em 1978 e marcou gerações com seu estilo espontâneo, alegre e inconfundível, permanecendo na emissora até 2000, quando se aposentou. Ficou conhecido por sua participação como correspondente da Rádio Gaúcha, com boletins irreverentes de previsão do tempo, que encerrava com seu jargão inesquecível. “Previsões para as próximas horas? Só Deus sabe!”

Durante as comemorações dos 60 anos da Rádio Maristela, no ano de 2018, Pedro Elias relembrou com emoção o início de sua trajetória. “Em 82, eu fui assinar a minha carteira. O falecido Pedro Nilo Portolanca assinou a minha carteira. E aí eu comecei a fazer o programa que eu tinha. Agradeço à Rádio Maristela, porque ela me deu muito… Muita vida. Pra mim… Trabalhar.”

Com orgulho, destacou seu papel na projeção da emissora. “Me orgulho de ter elevado o nome da Rádio Maristela aos cantos do mundo, através da Rádio Gaúcha.” E, como nos velhos tempos, encerrou sua fala com o estilo inconfundível que o tornou querido por tantos: “Aqui em Torres, na mais bela praia gaúcha, o tempo está excelentemente lindo. O sol brilha intensamente no céu azul. Uma leve brisa do quadrante sul. A temperatura deve estar nos vinte graus. A umidade gerativa do ar, não sei, deve ser sessenta por cento. Previsões para as próximas horas? Só Deus sabe. Porque eu não sei. Da Rádio Maristela de Torres, para os ouvintes da Rádio Gaúcha, te informou Pedro Elias.”

Mais do que comunicador, Pedro foi também cantor de músicas mexicanas, fotógrafo e esportista. Foi goleiro do Grêmio Esportivo Torrense, lembrado com carinho por amigos que recordam a camisa amarela que usava nos gramados. Além do rádio, Pedro Elias teve forte presença na vida cultural e comercial de Torres. Foi projecionista do Cine Ronda, onde encantava o público com os filmes exibidos. Trabalhou por anos no Bazar Praiano, sendo o responsável pelas revistas, paixão que o levou a se tornar o maior colecionador local das histórias em quadrinhos Tex.

DEPOIMENTOS

Nataniel Silva, locutor que conviveu com ele na Rádio Maristela, relembra:
“Pedro Elias era muito mais que um colega de trabalho, era um amigo de verdade. Trabalhei com ele no ‘Alegria na Madrugada’, e o Pedro tinha uma paixão intensa pela música e pelo rádio. Uma figura carismática, que encantava com a voz e com a alma.”

O atual diretor da Rádio Maristela, Pe. Leonir Alves, afirmou:
“Pedro Elias foi um grande comunicador e uma grande pessoa. Ficou famoso pelo seu jeito extrovertido de falar do tempo, levando o nome da Rádio Maristela para muitos lugares. Marcou época e a história da Maristela.”

O ouvinte Vandick Azeredo da Silva também prestou sua homenagem:
“Pedro Elias era um homem do bem, dono de um carisma ímpar e de uma humildade das maiores que já vi num locutor. Um grande caráter.”

Devoto de São Domingos de Gusmão, Pedro frequentava com fé a igrejinha do morro, onde assistia às missas das 7h30 nos domingos. Recentemente, já debilitado, continuava sendo lembrado com carinho por amigos e antigos colegas de trabalho.

Pedro Elias da Rosa nos deixa a saudade, mas também um legado de autenticidade, generosidade e amor pelo rádio. Sua memória permanecerá viva nas ondas da Maristela, nas manhãs ensolaradas de Torres e no coração dos que com ele conviveram.

DESPEDIDAS E HOMENAGENS

O velório de Pedro Elias ocorre desde as 8h deste domingo, 6 de julho, na Capela 2 da Funerária Serpax, localizada na Rua Bento Gonçalves, no Centro de Torres. A cerimônia de encomendação será realizada às 14h, seguida do sepultamento no Cemitério do Campo Bonito.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados | GRUPO MARISTELA | Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing