AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Golpe do bilhete premiado segue fazendo vítimas em Torres, alerta delegado

Golpe do bilhete premiado segue fazendo vítimas em Torres, alerta delegado

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

A Delegacia de Polícia de Torres tem registrado aumento nos casos de estelionato, especialmente o chamado “golpe do bilhete premiado”, um dos mais antigos, porém ainda eficaz entre os golpistas. O alerta foi feito pelo delegado Marcos Vinícius Muniz Veloso, durante entrevista à Rádio Maristela, com o objetivo de conscientizar a população e prevenir novos crimes. Segundo ele, esse tipo de golpe costuma atingir pessoas de meia idade ou idosas, que acabam entregando grandes quantias de dinheiro acreditando estarem fazendo um bom negócio.

Delegado Marcos Vinicius Muniz Veloso alerta que Torres tem registrado aumento nos casos de estelionato

O golpe consiste na abordagem de uma pessoa com aparência humilde, que diz ter ganho um prêmio milionário, mas que, por motivos religiosos ou outros, não pode receber o valor. Ela então oferece o suposto bilhete premiado em troca de uma quantia “menor”, que pode chegar a centenas de milhares de reais. Para tornar a história mais convincente, um segundo golpista, geralmente bem vestido, entra em cena como “testemunha” ou “interessado” e simula também uma doação em dinheiro. Em Torres, uma vítima chegou a perder R$ 750 mil, valor que dificilmente é recuperado, mesmo com a prisão dos criminosos, como aconteceu nesse caso.

Segundo o delegado, os golpistas têm um alto poder de persuasão e se aproveitam da boa-fé das vítimas. Muitos são oriundos de Passo Fundo, cidade apontada como um polo desse tipo de crime. Veloso reforça que, apesar das dificuldades nas investigações, a polícia conseguiu identificar e prender os envolvidos no golpe mais recente na cidade, graças ao trabalho com câmeras de monitoramento de agências bancárias. Ele destaca a importância de não conversar com estranhos e não atender chamadas de números desconhecidos, além de desconfiar de propostas que parecem boas demais para serem verdade. A Polícia Civil de Torres seguirá promovendo ações educativas, em parceria com a Rádio Maristela, abordando semanalmente diferentes modalidades de golpes que têm vitimado a população.

Foto: Igor Lins

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.