Iniciativa busca fortalecer a autoconfiança e oferecer ferramentas práticas de proteção em meio à campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Em um gesto de apoio e fortalecimento feminino, a professora de jiu-jitsu Rafaela Bandeira Zanini, da academia Gracie Barra Torres, promoverá um Aulão Gratuito de defesa pessoal no próximo sábado, dia 30 de agosto, às 16h. A iniciativa, alusiva à campanha Agosto Lilás, visa conscientizar e capacitar mulheres sobre a importância e as técnicas para se protegerem em situações de risco.
Durante entrevista à Rádio Maristela, a professora Rafa destacou que a violência contra a mulher vai muito além da agressão física, manifestando-se também de forma psicológica, verbal e financeira. “É uma maneira de contribuirmos com a comunidade. Queremos plantar uma sementinha da necessidade de ter essa conscientização”, afirmou.
O aulão é uma porta de entrada para que mulheres e meninas, a partir de 12 anos, tenham o primeiro contato com a defesa pessoal. Segundo Rafa, o jiu-jitsu é uma arte marcial estratégica, focada em técnicas de imobilização e controle que permitem neutralizar um agressor sem o uso de socos ou chutes, sendo uma ferramenta eficaz para qualquer pessoa, independentemente de sua força física.
“A ideia é que a mulher consiga criar uma mentalidade de defesa e, principalmente, trabalhar a autoestima e a autoconfiança”, explicou a professora. Ela ressaltou que a prática do esporte funciona como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, ajudando na tomada de decisões e no fortalecimento psicológico.
O evento é uma oportunidade imperdível para quem busca se sentir mais segura e empoderada. A aula será focada em ensinar o básico para que as participantes saibam como reagir e se defender em situações adversas.
COMO PARTICIPAR:
O quê: Aulão Gratuito de Defesa Pessoal – Agosto Lilás
Quando: Sábado, 30 de agosto, às 16h.
Onde: Academia Gracie Barra Torres – Avenida Beira Mar, 1114.
Quem pode participar: Mulheres e meninas a partir de 12 anos.
Inscrição: A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. É necessário realizar a inscrição antecipada entrando em contato com a academia pelas redes sociais (@graciebarratorres) ou por telefone para garantir a vaga.
Traje: Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para a prática de exercícios.
Confira a íntegra:
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

