AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Sicredi Caminho das Águas lança Programa de Sucessão Rural Familiar para fortalecer o futuro do agro

Sicredi Caminho das Águas lança Programa de Sucessão Rural Familiar para fortalecer o futuro do agro

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Com metodologia inédita na região, projeto estimula famílias agricultoras a planejarem juntas a sucessão rural, garantindo a prosperidade e a permanência das novas gerações no campo.

O campo é mais do que um espaço de produção: é o berço da vida, da cultura e da história de muitas famílias. É nele que se constrói um legado transmitido de geração em geração, feito de trabalho, aprendizado e amor pela terra. Garantir que esse patrimônio siga vivo e próspero é um desafio que envolve planejamento, união e inovação. Pensando nisso, a Sicredi Caminho das Águas passou a disponibilizar para a região de sua abrangência o Projeto de Sucessão Rural Familiar, iniciativa que nasceu na Sicredi Pioneira e agora chega para fortalecer o futuro do agro e das famílias que dele vivem.

A implantação do programa só foi possível graças à visão estratégica e ao empenho da presidência do Conselho Administrativo da cooperativa, responsável por firmar as parcerias que viabilizaram essa importante ação. Com o apoio da Emater e da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT), a proposta vai muito além da capacitação técnica: busca preservar a essência, o legado e o valor do trabalho rural, ajudando as famílias a planejarem a transição entre gerações de forma organizada, harmoniosa e sustentável.

“Entendemos a possibilidade deste piloto ser bem-sucedido exatamente pela organização e mobilização da COOMAFITT. Esperamos poder contribuir para a melhoria do ambiente empreendedor de cada propriedade e manter o jovem no campo, em uma lógica de prosperidade”, destaca o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link.

Diferentemente de iniciativas que envolvem apenas os jovens, o Projeto de Sucessão Rural Familiar propõe um olhar coletivo. Ao envolver todos os membros da família no processo, promove mudanças efetivas e sustentáveis na gestão da propriedade. “Quando apenas o jovem participa e retorna para a propriedade, mas a família não passa por um processo de mudança de mentalidade, pouco se transforma. Nosso diferencial é justamente trabalhar com todos, para que as mudanças sejam efetivas e sustentáveis”, reforça o vice-presidente da Sicredi Caminho das Águas, Francisco Ferreira.

A metodologia, estruturada pelo professor Marcelo Marin, já foi aplicada com sucesso em diversas localidades e agora está adaptada à realidade dos agricultores familiares associados e não associados da cooperativa em Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas. O conteúdo será ministrado por uma equipe de especialistas formada por Marcelo Marin, Marta Fuerstenau, Fábio Guaragni e Adriana Thiessen, em 10 módulos realizados mensalmente, alternando entre Itati e Terra de Areia. O primeiro encontro aconteceu em 7 de agosto de 2025.

Entre os temas abordados, destacam-se a gestão do tempo, estimulando uma nova relação com esse recurso tão valioso não apenas para o trabalho, mas também para o lazer, a convivência e o cuidado com a família. O projeto também inclui conteúdos sobre organização financeira, gestão da propriedade e práticas voltadas à eficiência e inovação na produção.

Mais do que um curso, o Projeto de Sucessão Rural Familiar é uma oportunidade de preparar o presente para garantir o futuro, promovendo a prosperidade das famílias e a continuidade de seu trabalho por muitas gerações. Ele representa o compromisso da Sicredi Caminho das Águas com dois princípios do cooperativismo: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade.

Com cada nova turma, a expectativa é de que mais famílias se tornem protagonistas de sua própria história, fortalecendo o desenvolvimento sustentável da região e mantendo viva a herança recebida — para transmiti-la, ainda mais sólida, aos sucessores.

Sobre a Sicredi Caminho das Águas
Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas integra o Sistema Sicredi – composto por mais de 100 cooperativas em todo o Brasil. A instituição oferece um portfólio completo com mais de 300 soluções financeiras para liberar o potencial de pessoas e negócios. Com sede em Rolante (RS), reúne mais de 90 mil associados em uma área de atuação que abrange 33 municípios do Vale do Paranhana e do Litoral Norte gaúcho, como Igrejinha, Sapiranga, Taquara, Capão da Canoa, Torres, Osório, Tramandaí, entre outros.

Fonte: Sicredi Caminho das Águas | Assessoria de imprensa

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.