Inscrições vão de 27 de agosto a 25 de setembro de 2025 e oferecem 340 vagas para atuação em diversos municípios da metade Norte do RS.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) anunciou a abertura do processo seletivo para a contratação de 340 Guarda-Vidas Civis Temporários para a Operação Verão 2025/2026. As vagas são destinadas à região da Metade Norte, abrangendo praias de mar e águas internas. Os contratos terão vigência de novembro a abril, podendo ser ajustados conforme a necessidade do CBMRS.

VAGAS E MODALIDADES
As oportunidades são divididas em duas modalidades: “Capacitação”, para novos candidatos, e “Recertificação”, para aqueles que já atuaram em operações de verão anteriores.
Para a Capacitação, são oferecidas 50 vagas, distribuídas da seguinte forma: Águas Internas: 20 vagas. Águas de Mar: 30 vagas.
Para a Recertificação, são 290 vagas, sendo: Águas Internas: 40 vagas. Águas de Mar: 250 vagas.
O edital prevê cotas para candidatos negros (16%), pessoas trans (1%) e indígenas (1%).
MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO
Os 340 aprovados serão distribuídos conforme a necessidade do CBMRS nos seguintes municípios e praias/balneários da Metade Norte:
Atuação em Águas de Mar: Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa (incluindo Capão Novo), Xangri-Lá, Osório (Atlântida Sul), Imbé (Imbé Norte e Imbé Sul), Tramandaí (incluindo Nova Tramandaí), Cidreira, Pinhal, Palmares do Sul (Quintão) e Mostardas (Farol da Solidão)
Atuação em Águas Internas: Capão da Canoa, Cidreira, Osório, Pinhal, Santo Antônio da Patrulha.
REQUISITOS E INSCRIÇÕES
Os interessados devem ter entre 18 e 55 anos no momento da inscrição, ensino fundamental completo, e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais. Para a modalidade de Recertificação, é necessário ter atuado em uma das Operações Verão entre 2020/2021 e 2024/2025 e não ter sido desligado a pedido na última operação.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do CBMRS, www.bombeiros.rs.gov.br, a partir da 00h de 27 de agosto até as 23h59 de 25 de setembro de 2025. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela modalidade (Capacitação ou Recertificação) e pela habilidade (águas de mar ou águas internas).
ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo será composto por quatro fases eliminatórias e classificatórias:
- Habilitação Específica – Exame de Saúde e Mental: Avaliação das condições de saúde física e mental dos candidatos.
- Habilitação Específica – Exame de Aptidão Física: Consiste em um duatlo com corrida de 50 metros carregando um flutuador de salvamento em até 15 segundos, e nado de 200 metros em até cinco minutos.
- Sindicância de Vida Pregressa: Análise de antecedentes dos candidatos.
- Capacitação Técnica (Novos) ou Recertificação Técnica (Antigos): Curso com duração de 200 horas/aula para novos guarda-vidas e 50 hours/aula para recertificação.
As fases do processo seletivo ocorrerão preferencialmente nos municípios de Porto Alegre e Tramandaí.
REMUNERAÇÃO
Durante a quarta fase do processo, os candidatos receberão uma remuneração mensal de R$ 2.120,00, proporcional aos dias de curso. Após a contratação, além do salário, haverá um acréscimo de 100% a título de risco de vida, 30 vales-refeição e auxílio-transporte.
Para mais informações, acesse o edital completo AQUI ou os interessados devem consultar o site oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 98557-0014.

| FOTOS: JÜRGEN MAYRHOFER/SECOM RS
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.
