AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Literatura, música e dança marcam Semana da Pessoa com Deficiência na Escola Marcílio Dias

Literatura, música e dança marcam Semana da Pessoa com Deficiência na Escola Marcílio Dias

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Projeto “O Mundo de Júlia” sensibiliza futuros professores em Torres sobre a importância da educação inclusiva com arte e empatia.

Em uma manhã repleta de sensibilidade e arte, os futuros professores do curso de magistério da Escola Estadual de Educação Básica Marcílio Dias de Torres tiveram uma aula magna sobre inclusão. A atividade, realizada na quarta-feira (27), fez parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e foi conduzida pela escritora e professora Roseli Schwanck Justo, que apresentou seu projeto “O Mundo de Júlia: Onde as Emoções Cantam e Dançam”.

O encontro uniu literatura, música e dança para abordar a importância da diversidade e do respeito no ambiente escolar. A iniciativa tem como ponto de partida o livro infantil “O Mundo de Júlia: será que sou diferente?”, de autoria de Roseli. A obra narra a história de uma carismática menina com síndrome de Down, convidando à reflexão sobre empatia e aceitação.

Para os estudantes que em breve estarão em salas de aula, a experiência foi uma imersão em novas ferramentas pedagógicas para uma educação verdadeiramente inclusiva.

Uma ferramenta para transformar consciências

Com mais de 20 anos de experiência em educação, com marcante atuação na Educação Especial pela APAE de Torres, Roseli Schwanck Justo destacou que o projeto vai além da contação de histórias. Segundo ela, a proposta é usar a arte como ponte para o diálogo sobre a inclusão com aqueles que formarão as próximas gerações.

“Conversar sobre inclusão com os futuros professores foi uma experiência transformadora”, afirmou a escritora. “Acredito que ‘O Mundo de Júlia’ não é apenas um livro, mas um propósito: despertar a empatia, valorizar a diversidade e promover a participação de todos.”

O projeto ganha vida com a participação de outros dois artistas. A professora de dança e intérprete Giu Rocha dá movimento à personagem Júlia através da expressão corporal, enquanto o músico Gabriel Silva da Costa conduz as atividades musicais e interpreta a canção tema do livro, já disponível na plataforma Spotify.

Arte e inclusão

O projeto “O Mundo de Júlia: Onde as Emoções Cantam e Dançam” foi concebido para oferecer uma experiência sensorial completa. A iniciativa integra o programa “Autora Presente”, que leva a escritora e sua equipe para dentro das escolas, promovendo um contato direto e emocionante com os alunos.

Roseli explicou a força da união das diferentes linguagens artísticas para o aprendizado de valores essenciais. “A proposta oferece às crianças uma verdadeira experiência sensorial, em que a música e a dança se tornam pontes para o aprendizado, encantando pela arte e transmitindo valores de empatia, diversidade e inclusão”, declarou.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, estabelecida por lei, ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto e busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover a inclusão e combater o preconceito.

Fotos: Arquivo do Projeto

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.