AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Maior bloco de concreto do Litoral Norte

Maior bloco de concreto do Litoral Norte

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O acelerado mercado imobiliário do nosso litoral tem um novo marco. O projeto multiuso do Grupo Pessi, que está sendo erguido pela Construtora Tedesco, em Capão da Canoa, tem o maior bloco de concreto já utilizado em construções da região. Instalado a seis metros abaixo do nível do terreno, ele pesa mais 800 toneladas (o que equivale a 70% do peso total do Cristo Redentor) e tem o tamanho de uma piscina semi-olímpica rasa ou seis mil blocos de concreto padrão — totalizando 324m3. São 7,10m de largura, 13,10m de comprimento e 3,5 m de altura. Foram precisos mais de 40 caminhões para transportar todo o concreto.

Segundo Pedro Silber, CEO da Construtora Tedesco, produzir um bloco tão volumoso exige um processo específico, que usa o chamado gelo escama para resfriar o material de forma uniforme e acelerar a hidratação do concreto. “É uma uma operação usada em obras de grande porte já que a concretagem desencadeia uma reação química que expande o calor e pode causar dilatação e fissuras. Com o resfriamento, conseguimos fazer uma concretagem única e evitamos patologias futuras”, explica.

O bloco suportará a torre corporativa e o estacionamento com quase 700 vagas do Markho Life Complex, um empreendimento que contará também com edifício residencial, prédio com conceito de moradia inteligente, shopping mall, centro de terapias e diagnósticos e o primeiro hospital de alta complexidade do Litoral Norte. Serão 78 mil m2 construídos. O prazo de término da obra é 2029.

“Finalizamos uma etapa importante da obra. Agora, estamos planejando o próximo passo, que será subir as torres”, comemora Alfredo Pessi, CEO do Grupo Pessi.

Fonte: Critério / Grupo Pessi

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.