O 9º seminário do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), com o tema “Pacto RS 25: o crescimento sustentável é agora”, ocorre na manhã desta segunda-feira (15) no auditório Felipe Tiago Gomes da UNICNEC, em Osório. O evento reúne especialistas, representantes de universidades, conselhos regionais e sociedade civil para discutir diretrizes de desenvolvimento sustentável na região.
O presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas, em entrevista para o jornalista Anderson Weiler da Rádio Maristela, presente na cobertura do evento, destacou que o objetivo do Fórum é identificar, em cada região do estado, os temas prioritários para o desenvolvimento econômico e social. “Ao fim do ciclo de seminários, vamos entregar um documento ao Governo Federal e ao Governo do Estado com demandas e propostas que subsidiem políticas públicas alinhadas ao crescimento sustentável”, afirmou.

O Fórum Democrático existe desde 1999 e, este ano, registrou o maior número de entidades participantes da sua história. Além das reuniões presenciais, a população pode participar pela plataforma digital, apresentando e votando em propostas. As 80 mais votadas serão incorporadas ao documento final, previsto para conclusão até novembro.
O seminário desta segunda-feira em Osório inclui apresentações de especialistas em diversas áreas: engenharia florestal, agropecuária, sociologia, turismo e geografia. Entre os palestrantes estão Sebastião Pinheiro, engenheiro agrônomo com experiência internacional; Claudionir Fernandes da Rosa Ávila, extensionista da Emater/RS ASCAR; Jonas José Seminotti, professor doutor em Sociologia da UFRGS; Bianca Pugen, doutora em Desenvolvimento Regional pelo IFRS; e André dos Santos Baldraia, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP.
Após os painéis, será realizada uma plenária para discussão das demandas apresentadas pelo público, reforçando a importância do engajamento da comunidade na construção de políticas voltadas ao crescimento sustentável do Litoral Norte.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

