Sessão Solene da Assembleia Legislativa de SC ocorrerá no município para reconhecer a importância da paróquia na evangelização e no desenvolvimento da região.

A Paróquia São Sebastião de Praia Grande, no Sul catarinense, está em festa pela comemoração de seus 75 anos de história e evangelização. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizará uma sessão solene histórica no município nesta sexta-feira (19), em um ato que reconhece a profunda importância da paróquia para a comunidade local e regional.
Os detalhes da celebração foram compartilhados em uma entrevista na Rádio Maristela 106.1FM, que contou com a participação do pároco, Padre Élisson Custódio Borges, do coordenador do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP), Fernando Lummertz, e do proponente da homenagem, o deputado estadual Rodrigo Minotto.
GRATIDÃO E RECONHECIMENTO
O deputado Rodrigo Minotto, natural da região, explicou que a iniciativa da sessão solene é uma forma de expressar gratidão. “É um momento de agradecer por todo o trabalho de evangelização que vem sendo feito ao longo desses 75 anos”, afirmou o parlamentar. Ele destacou o legado dos freis capuchinhos e o papel da paróquia não apenas na vida religiosa, mas também no “crescimento do município de Praia Grande”.
A solenidade representa um marco para a cidade. “É a primeira vez na história que a Assembleia vem a Praia Grande e a segunda vez na nossa região da AMESC”, ressaltou Fernando Lummertz, sublinhando a relevância do evento.
FESTA PARA TODA A COMUNIDADE
Para o pároco, Padre Élison Borges, a homenagem é um presente que se estende a todos que construíram a trajetória da paróquia. “É uma homenagem a todos aqueles que vieram antes de nós, que construíram essa história e que deixaram este legado”, declarou ao lembrar dos pioneiros.
O padre também compartilhou o lema do ano jubilar da paróquia: “75 anos de evangelização, cantando o amor de Deus e peregrinando na esperança”. Ele reforçou que o evento desta sexta-feira é um dos pontos altos de um ano inteiro de celebrações, simbolizando a comunhão e a fé que unem as comunidades.
O LEGADO DA PARÓQUIA

Fernando, coordenador do CAEP, enfatizou como a influência da paróquia transcendeu os muros da igreja, sendo um pilar para o progresso de Praia Grande. Ele citou o trabalho dos freis Gervásio e Protásio, irmãos gêmeos que lideraram a paróquia por mais de 20 anos e foram visionários para a sua época.
“Muitas conquistas que Praia Grande tem hoje foram devido a eles”, contou Fernando. Ele lembrou que a construção do imponente templo da matriz, a fundação do Hospital Nossa Senhora de Fátima e até mesmo a criação da cooperativa de energia elétrica (Ceprag), cuja ata de fundação foi assinada dentro da igreja após uma missa, tiveram o envolvimento direto dos freis.
Como parte das homenagens, serão inauguradas duas estátuas em honra aos freis Gervásio e Protásio em frente à igreja matriz, um ato que antecederá a sessão solene.
CONVITE ABERTO
A celebração está marcada para esta sexta-feira (19). Às 18h, ocorrerá a inauguração das estátuas dos freis pioneiros e, às 19h, terá início a Sessão Solene da Assembleia Legislativa no salão paroquial.
“Praia Grande estará de braços abertos para receber a todos. Será um momento de muita graça, de muita celebração e de uma bela vivência”, convidou Fernando, estendendo o convite a toda a região para celebrar a fé e a história da Paróquia São Sebastião.
Confira a entrevista na íntegra:
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

