AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Véspera da Primavera traz clima extremo com chuva forte no RS e calor em SC

Véspera da Primavera traz clima extremo com chuva forte no RS e calor em SC

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A sexta-feira (19) que antecede a chegada da primavera será de condições meteorológicas opostas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Enquanto os gaúchos devem se preparar para chuva forte e temporais, os catarinenses terão um dia de sol e calor intenso. A nova estação, que começa na próxima segunda-feira (22), será influenciada pelo fenômeno La Niña, trazendo tendências distintas de chuva e temperatura para os dois estados.

CHUVA FORTE E POSSÍVEL GRANIZO NO RS

No Rio Grande do Sul, a instabilidade predomina nesta sexta-feira (19) devido à influência de uma área de baixa pressão. A previsão é de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e possibilidade de queda de granizo. As áreas de maior risco para temporais são a metade oeste e o sul do estado, especialmente na região da Campanha gaúcha.

A instabilidade deve se intensificar no fim de semana com a chegada de uma frente fria. No sábado (20), feriado da Revolução Farroupilha, a chuva ganha força e se espalha por grande parte do território gaúcho.

SANTA CATARINA COM TEMPERATURAS ELEVADAS

Em Santa Catarina, o cenário é de tempo firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens e possibilidade de nevoeiros no início da manhã. O calor será o destaque, com temperaturas que podem variar entre 27°C e 30°C na maior parte do estado, chegando a 34°C no Extremo Oeste. Apesar do tempo estável, o calor e a umidade podem provocar pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, principalmente no Oeste, Meio Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí.

A CHEGADA DA PRIMAVERA E LA NIÑA

A primavera de 2025 terá início no dia 22 de setembro, segunda-feira, às 15h19 (horário de Brasília). A estação será marcada pela atuação do fenômeno La Niña, que consiste no resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial e deve se consolidar em meados de outubro.

Para a Região Sul, o La Niña tende a provocar uma redução no volume de chuvas. No Rio Grande do Sul, a expectativa é de períodos mais secos, especialmente em novembro, o que pode impactar a agricultura. A temperatura média no estado deve ficar um pouco abaixo do normal para a estação.

Em Santa Catarina, a previsão para a primavera é de chuva mais frequente e acima da média em setembro, mas com diminuição em outubro e novembro, principalmente no oeste. As temperaturas devem ficar próximas da normalidade. Apesar da tendência de menos chuva com o La Niña, a primavera ainda pode registrar eventos de chuva forte, temporais com raios, granizo e ventania. A passagem de frentes frias também poderá ocasionar quedas bruscas de temperatura e até mesmo geada tardia nas áreas mais altas da serra.

*Com informações do Climatempo.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.