AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Torres celebra o Dia Nacional da Toninha com evento especial no rio Mampituba

Torres celebra o Dia Nacional da Toninha com evento especial no rio Mampituba

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O Dia Nacional da Toninha, celebrado em 1º de outubro, lembra a urgência em salvar um dos cetáceos mais ameaçados do planeta, a Toninha (Pontoporia blainvillei), a única espécie de golfinho em risco de extinção no litoral brasileiro. Em alusão à data, Torres promove no próximo domingo, 5 de outubro, um evento de conscientização ambiental na Praça Valdevino José dos Santos, às margens do rio Mampituba. A atividade, aberta à comunidade, ocorre das 8h ao meio-dia e reunirá oficinas educativas, atividades para crianças, atendimentos sociais e jurídicos gratuitos, além do plantio de mudas.

Preservar a Toninha é garantir o equilíbrio dos mares e a vida das futuras gerações | Foto: BioDiversity4all

A iniciativa é fruto da parceria entre a OAB Subseção Torres, por meio da Comissão de Direito Ambiental, e o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do RS (GEMARS). A cooperação, formalizada em Termo de Cooperação Técnica, prevê ações conjuntas de pesquisa científica, extensão universitária e educação ambiental, promovendo a cultura oceânica e valorizando a biodiversidade marinha local.

O presidente da OAB Torres, Jonathan Aguiar de Carvalho, em entrevista à Rádio Maristela na quarta-feira (1º/10), destacou que a advocacia tem papel ativo nas causas ambientais. “O Direito Ambiental é essencial na formulação de políticas públicas eficazes e na proteção de espécies ameaçadas, como a Toninha. Nossa missão é contribuir com educação, informação e preservação, atuando em rede com a sociedade civil e instituições científicas”, afirmou.

Para a presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Rosangela Sodré, a atuação da entidade também se reflete em espaços institucionais estratégicos. Em 2025, a comissão garantiu a entrada no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM) e protocolou pedidos de ingresso nos conselhos consultivos do Parque Estadual de Itapeva e do Refúgio da Ilha dos Lobos. “A OAB busca ampliar sua representatividade e construir políticas públicas mais sólidas, especialmente voltadas à gestão de resíduos sólidos e à economia circular”, reforçou.

O coordenador do GEMARS, Federico Sucunza Perez, lembrou que a Toninha, golfinho típico da região, é uma das espécies marinhas mais ameaçadas de extinção. Entre as principais iniciativas de preservação está a parceria com pescadores de Torres e Passo de Torres/SC, que resultou em uma técnica pioneira no mundo para reduzir a captura acidental em redes de pesca. “A Toninha é símbolo da conservação marinha. Proteger a espécie significa garantir mares saudáveis, dos quais toda a sociedade depende”, ressaltou.

O evento do dia 5 reunirá oficinas lúdicas para crianças, como produção de paper toys e costura de toninhas, além de cama elástica e atividades educativas sobre biodiversidade. A OAB também oferecerá atendimentos sociais e jurídicos, incluindo orientação sobre direitos e serviços de assistência, como corte de cabelo.

Confira a entrevista:

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.