
A Paróquia São Domingos promove no próximo sábado, 4 de outubro, a Benção dos Animais no dia alusivo a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia. A benção ocorrerá às 16h, logo após a Santa Missa das 15h, e será em frente à igreja São Domingos, no Centro de Torres.
Segundo o pároco da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves, a iniciativa, organizada pela executiva da Liturgia paroquial, busca reforçar os laços espirituais entre os fiéis e a criação. “Cada vez mais as pessoas cultivam vínculos fortes e cuidado com seus animais de estimação. O Papa Francisco, na encíclica Laudato Si’, nos recorda que tudo está interligado: seres humanos, animais e toda a criação são obra divina e merecem cuidado e respeito mútuo”, destacou o pároco.
O padroeiro dos animais e da ecologia
São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro, é reconhecido pela Igreja Católica como exemplo de simplicidade, fraternidade e amor universal. Inspirado pela pobreza evangélica e pela contemplação da natureza como reflexo da bondade de Deus, o santo é patrono dos animais e da ecologia, deixando um legado espiritual que atravessa séculos.
Neste ano, a Igreja também recorda em 2025 os 800 anos do Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco em 1225. Considerado o primeiro texto literário em língua italiana, o poema é um hino de louvor a Deus pela beleza e harmonia da criação. Nele, Francisco exalta o “irmão Sol”, a “irmã Lua e as estrelas”, o “irmão Vento”, a “irmã Água”, a “irmã nossa, a mãe Terra” e até a “irmã Morte”, mostrando que todas as criaturas, cada uma à sua maneira, participam da glória divina e estão interligadas na fraternidade universal.
O pároco convida toda a comunidade a participar deste momento de fé e gratidão, celebrando a memória do santo que nos recorda: “Louvado sejas, meu Senhor, por todas as tuas criaturas”.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

