AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » ICMBio inaugura visitação oficial na Ilha dos Lobos neste sábado em Torres

ICMBio inaugura visitação oficial na Ilha dos Lobos neste sábado em Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Evento marca nova fase da Unidade de Conservação, amplia opções de turismo sustentável e abre caminho para estudos sobre o surf de ondas gigantes.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoverá no neste sábado (4), o lançamento oficial da visitação na Ilha dos Lobos, em Torres. O evento será realizado a partir das 9h, na orla da Prainha, em frente à Praça Borges de Medeiros, e marca o início das atividades de caiaque e stand up paddle no interior da Unidade de Conservação, considerada um patrimônio ecológico e turístico de destaque no sul do país.

A solenidade de abertura será realizada junto à tenda de Educação Ambiental do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Ilha dos Lobos e contará com a presença de instituições parceiras e autoridades públicas. Após a cerimônia, e conforme as condições climáticas, acontecerá a primeira atividade de visitação. O acesso será gratuito, mas exige agendamento prévio de pelo menos um dia, realizado pelo Guia do Visitante no site oficial do ICMBio. A reserva só é confirmada com o preenchimento do Termo de Reconhecimento de Riscos enviado por e-mail, etapa essencial para garantir a segurança dos praticantes e a conduta ambiental responsável.

OUTRAS MODALIDADES

Além da prática de esportes náuticos, os passeios de barco de turismo também foram autorizados. O credenciamento ocorrerá por meio de edital e deve permitir a operação ainda neste verão. Diferentemente das regras anteriores, que limitavam a aproximação das embarcações a 500 metros, os barcos credenciados poderão acessar os limites da área protegida, proporcionando uma experiência diferenciada, especialmente nas estações de inverno e primavera, quando a fauna marinha é mais diversificada, incluindo lobos e leões marinhos, baleias-franca, golfinhos e aves oceânicas.

Por enquanto, o surf não está autorizado na Ilha dos Lobos. No entanto, ainda em 2025 deve ter início uma pesquisa científica com duração de três anos para avaliar a viabilidade do surf de tow-in, modalidade praticada em ondas gigantes. O estudo será determinante para compreender os impactos e a compatibilidade da prática com a conservação ambiental. Os gestores do REVIS destacam que as atividades de caiaque e stand up paddle não acontecem nas mesmas condições de mar exigidas pelo surf de tow-in. A correta divulgação dessas informações é essencial para apoiar a construção coletiva deste novo momento da unidade de conservação.

Para assegurar que o uso turístico ocorra em equilíbrio com a preservação ambiental, o REVIS Ilha dos Lobos fará monitoramentos contínuos dos impactos gerados. A iniciativa integra a agenda do turismo sustentável, alinhada ao tema do Dia Mundial do Turismo celebrado em 27 de setembro: “Turismo e Transformação Sustentável”. A proposta é estimular o contato direto com a natureza, fortalecer a consciência ambiental e valorizar a biodiversidade.

ILHA DOS LOBOS

Única ilha marítima do Rio Grande do Sul, a Ilha dos Lobos é parte do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido pela UNESCO. Além de sua importância geológica, o espaço é local de repouso e alimentação para diferentes espécies de pinípedes, consolidando-se como um patrimônio natural que alia conservação, ciência e turismo responsável.

Fotos: ICMBio

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.