A proposta de Reforma Administrativa enviada pelo Executivo volta ao centro do debate público em Torres nesta segunda-feira (13). Antes da 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, marcada para as 16h, o prefeito de Torres, Delci Dimer, recebe, às 13h15, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Torres (SIMTO) para tratar sobre o projeto, que propõe a criação de cerca de 70 novos cargos em comissão (CCs).
Segundo o presidente do SIMTO, Enoir da Silva Rosa, a reunião foi um convite do próprio prefeito, com o objetivo de esclarecer o conteúdo do projeto. “Fomos convidados para hoje (13), às 13h15min, ouvir as explicações sobre essa nova reforma que o prefeito está tentando aprovar. O sindicato não foi consultado previamente, então vamos lá como ouvintes para entender o que realmente está sendo proposto”, explicou Enoir.
Ainda conforme o presidente, o sindicato tem recebido manifestações de servidores preocupados com o impacto financeiro da proposta. “Essa reforma prevê a criação de novos cargos que podem onerar a folha de pagamento. Segundo as informações que temos, são cerca de 70 cargos, o que gera apreensão entre os servidores”, destacou.
Durante a sessão da Câmara, o SIMTO será representado na Tribuna Popular por Belimar da Silva Guimarães, dirigente da entidade que vem conduzindo as tratativas em nome da diretoria. “Os servidores foram convidados a acompanhar presencialmente a sessão, pois queremos transparência e diálogo sobre um tema que afeta diretamente o serviço público municipal”, afirmou Enoir.
Além das manifestações do sindicato, a Tribuna Popular também terá fala da servidora da Saúde Aline Vasconcelos, que deve abordar o impacto da Reforma Administrativa nas condições de trabalho da categoria.
Na Ordem do Dia, os vereadores devem apreciar outros projetos, entre eles o Projeto de Lei nº 82/2025, que institui o “Dia Municipal do Boxe”, e o Projeto nº 87/2025, que denomina via pública no bairro Campo Bonito. Entretanto, a expectativa é de que o debate em torno da Reforma Administrativa concentre a atenção do plenário.
A sessão é aberta ao público e poderá ser acompanhada presencialmente no plenário da Câmara ou por meio da transmissão ao vivo nos canais oficiais do Legislativo de Torres.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

