Projeto de Mestrado investiga como as relações das crianças com o espaço urbano podem transformar o currículo da Educação Infantil.

A manhã da última terça-feira (14) foi de entusiasmo e aprendizado no estúdio da Rádio Maristela, em Torres. O comunicador Pe. Leonir Alves, durante o programa Revista Maristela, recebeu os professores Elaine Regina Alegre Henriques e Diogo Siman, a monitora de inclusão Eduarda Porto e as crianças do Pré 2C da EMEI Stan, que participaram de uma entrevista especial sobre o projeto de pesquisa de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A visita integra a pesquisa conduzida pela professora e mestranda Elaine Regina Alegre Henriques, sob orientação da professora doutora Maria Carmen Silveira Barbosa.
A investigação, vinculada à linha de pesquisa “Estudos sobre Infâncias”, busca compreender como as relações das crianças com os diversos espaços da cidade atribuem novos sentidos ao currículo da Educação Infantil. O estudo parte da concepção de que “uma cidade boa para as crianças é boa para todos”, pensamento difundido pelo educador italiano Francesco Tonucci, referência mundial em pedagogia urbana e protagonismo infantil.
Durante a entrevista, as crianças apresentaram versos de um poema inspirado em “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha, em uma demonstração encantadora de expressão e autonomia. Cada verso foi preparado com o apoio das famílias, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e cidade. Ao final, os pequenos se despediram acenando para as câmeras, num gesto simbólico de pertencimento e participação cidadã.
De acordo com a professora Elaine, a pesquisa, iniciada em maio de 2025, envolve 14 crianças da turma do Pré 2C e se estende até o final de outubro deste ano. Ao longo do percurso, os alunos realizaram passeios mediadores por diferentes espaços de Torres, alguns a pé, outros de ônibus, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, explorando o ambiente urbano e refletindo sobre seus significados. “A proposta é visibilizar as infâncias, suas percepções e narrativas sobre o território em que vivem, promovendo uma educação que reconhece as crianças como sujeitos de direitos e de voz ativa na construção da cidade”, explica a professora.
Segundo ela, o objetivo é “compreender como a cidade pode se tornar um território educativo, mais acolhedor e significativo para as infâncias”. A docente enfatiza que as descobertas da pesquisa poderão contribuir para repensar o currículo da Educação Infantil, fortalecendo práticas pedagógicas que conectem o aprendizado escolar à vida cotidiana das crianças e ao exercício da cidadania desde cedo.


FOTOS: IGOR LINS / JM
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