AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Três cidades do Sul de SC estão entre as cinco com menor índice de biometria eleitoral do Estado

Três cidades do Sul de SC estão entre as cinco com menor índice de biometria eleitoral do Estado

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Três municípios do Sul catarinense estão entre as cinco cidades com o menor índice de cadastramento biométrico de Santa Catarina, segundo levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) referente a setembro de 2025. Praia Grande aparece na primeira colocação, com apenas 62,54% do eleitorado do município, que tem 6.672 pessoas aptas a votar, realizou o procedimento obrigatório. Na região, aparecem ainda São João do Sul e Jacinto Machado.

Na segunda colocação, de municípios com menor percentual de biometria, está Urupema, com 63,42% dos 2.488 eleitores cadastrados; em terceiro São João do Sul, com 63,70% dos 7.203 eleitores; na quarta posição Bom Jardim da Serra, com 64,29% de um total de 3.873 votantes; e Jacinto Machado, com 64,62% dos 8.928 eleitores, fecha a lista.

O cadastramento biométrico é uma exigência da Justiça Eleitoral e garante maior segurança na identificação do eleitor no momento do voto. Quem ainda não realizou o procedimento deve procurar o cartório eleitoral da sua cidade ou agendar o atendimento pelo site do TRE-SC.

O Tribunal alerta que o prazo para regularizar a biometria e demais pendências eleitorais termina meses antes das eleições municipais de 2026. Eleitores que não fizerem o cadastro poderão ter o título cancelado e enfrentar restrições em serviços públicos, como emissão de passaporte e matrícula em instituições de ensino.

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.