A dedetização realizada na última quarta-feira (15) em escolas municipais de Morrinhos do Sul e na sede da Secretaria de Educação gerou preocupação entre moradores e professores. O serviço, feito por empresa especializada com produtos biodegradáveis e certificados, provocou cheiro forte no ambiente da EMEI Sonho Meu na manhã de quinta-feira (16), levando à transferência temporária das atividades para a EMEF João Steigleder.
O prefeito Marcos Venicius da Silveira explicou que a dedetização seguiu todos os protocolos técnicos, incluindo período de carência recomendado pelo fabricante, mas reconheceu que algumas professoras relataram mal-estar ao retornarem à escola. “Não tivemos nenhuma criança com sintomas, mas alguns profissionais sentiram-se indispostos, possivelmente por algum resíduo ou cheiro do produto”, disse o prefeito, que afirmou que a empresa responsável foi convocada pela Câmara Municipal para prestar esclarecimentos na Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (20).
O episódio gerou denúncias de ouvintes e moradores de Morrinhos do Sul, que relataram que tanto professoras quanto crianças chegaram a passar mal devido à situação. Como medida de precaução, a Secretaria orienta que, quando possível, os pais mantenham os filhos em casa até a realização de nova inspeção e ventilação completa do espaço.
As aulas devem ser retomadas normalmente na próxima segunda-feira, após inspeção do local e a garantia de que o ambiente está seguro para alunos e profissionais.
Foto: GZH
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

