
Em uma entrevista abrangente, nesta sexta-feira (24), o diretor administrativo da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (SETUR), Matheus Junges, detalhou os planos estratégicos do governo para transformar o Litoral Norte do Rio Grande do Sul em um destino turístico vibrante durante as quatro estações do ano e em um polo logístico de relevância. As ações incluem o apoio a grandes eventos, como a etapa do Campeonato Brasileiro de Surf que acontece em Torres (23 a 26/10), a promoção internacional do destino e a articulação de investimentos em infraestrutura.
Matheus, que já atuou como vereador e secretário municipal em Torres, destacou que o apoio a eventos de grande porte é um pilar fundamental para atrair visitantes e movimentar a economia local. “A Secretaria de Turismo do Estado já apoiou dois grandes eventos que aconteceram aqui em Torres somente este ano”, afirmou, mencionando a etapa de futevôlei e o atual Campeonato Brasileiro de Surf. O campeonato, que começou esta semana, reúne atletas de renome nacional e internacional, como o surfista Adriano de Souza, colocando a cidade novamente no mapa mundial do esporte.
Segundo o diretor, cada real investido no turismo gera um retorno de R$ 20 para a economia local, um dado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que guia a estratégia da pasta. “O que os atletas e o staff vão gastar nos hotéis de Torres, nos restaurantes, posto de gasolina, farmácia, loja de roupa, é muito maior o retorno do que o investimento inicial”, explicou.
FOCO NO TURISMO RURAL
Um dos principais objetivos da SETUR, segundo o diretor, é quebrar a sazonalidade, fortalecendo o turismo para além do verão. Para isso, a secretaria trabalha na promoção de destinos e produtos turísticos diversificados, como o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e roteiros de turismo rural.
Uma conquista importante para o setor, segundo Matheus, foi uma alteração em uma portaria do Ministério do Turismo, uma iniciativa liderada pela SETUR-RS. A mudança agora permite que o produtor rural se cadastre no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) utilizando seu talão de produtor, sem a necessidade de abrir um CNPJ. Essa medida desburocratiza a atividade e incentiva empreendimentos de turismo rural, que complementam a renda das famílias do campo.
POLO LOGÍSTICO NO LITORAL NORTE
Matheus Junges ressaltou que o futuro da região passa pela criação de um polo logístico, aproveitando uma infraestrutura privilegiada. Ele citou três pilares para este desenvolvimento:
- Porto em Arroio do Sal: Considerado um projeto “irreversível”, com a possibilidade de um segundo porto na mesma cidade.
- Aeroporto de Torres: Totalmente reformado, com terminal de embarque, pista iluminada e equipamentos modernos, tendo capacidade para receber aeronaves de grande porte como Boeing 737.
- Modal Terrestre: A pavimentação da Estrada dos Cunhas, um investimento de cerca de R$ 5 milhões que interliga a BR-101 e a Estrada do Mar, completa o modal.
“A gente tem um modal logístico totalmente privilegiado para defender a pauta de um polo logístico na nossa região”, afirmou Matheus. A visão é atrair grandes centros de distribuição, gerando emprego e renda o ano inteiro. Ele argumenta que a logística e o turismo não são conflitantes; pelo contrário, a demanda por voos de carga pode viabilizar a operação de voos comerciais de passageiros de forma periódica no aeroporto de Torres.
VERÃO 2025/2026: RECORDE DE TURISTAS ARGENTINOS
As perspectivas para a próxima alta temporada são extremamente otimistas. Após uma forte promoção do destino gaúcho na FIT Buenos Aires, a maior feira de turismo da América Latina, a previsão é de um aumento expressivo no número de visitantes.
“O verão passado, a gente teve cerca de 1 milhão de turistas argentinos vindo ao Rio Grande do Sul ou passando pelo estado. Esse ano, a previsão é de 2 a 3 milhões de turistas”, revelou o diretor. Ele aconselhou o comércio e os serviços de Torres e região a se prepararem para receber bem os “hermanos”.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

