AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » CBSurf Taça Brasil Torres: terceiro dia de competição tem emoção na água e torrense Campeão Gaúcho

CBSurf Taça Brasil Torres: terceiro dia de competição tem emoção na água e torrense Campeão Gaúcho

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

O sábado (25) foi de grandes emoções e boas ondas, ainda que desafiadoras, no terceiro dia da CBSurf Taça Brasil Torres, na Praia dos Molhes. O mar amanheceu agitado, com vento mais ameno em relação à sexta (24), e logo cedo o público viu um show de surf comandado por um campeão mundial: Adriano de Souza, o Mineirinho, abriu o dia na 11ª bateria da fase 2 e mostrou porque ainda é referência no esporte.

Mineirinho, campeão mundial da WSL em 2015, venceu sua bateria com folga e garantiu vaga nas oitavas de final. Em entrevista à Rádio Maristela, o surfista comemorou as boas condições e o clima positivo da competição.

“O vento deu uma acalmada, ainda tem, mas tá ajudando bastante os atletas a performar melhor. Acho que hoje vai ser um grande e longo dia de surf”, disse o catarinense, que atualmente mora em Criciúma.

O mar de Torres, conhecido entre os surfistas pelo tom amarronzado causado pelas algas, o famoso “chocolatão”, também foi tema de conversa com o campeão:

“Essas algas têm uma textura parecida com óleo, o que deixa a parafina mais rígida e faz a gente escorregar um pouco. Não é que atrapalhe, mas é preciso se adaptar rápido pra conseguir surfar bem.”

Emoção torrense com Perereca e Luy Gonzales

Na mesma bateria que Mineirinho, o torrense Tiago Braga, o Perereca, garantiu sua classificação com emoção.

“Foi emocionante demais, cara! Eu tava vindo caminhando quando saiu a nota. Passar junto com o Mineirinho é um privilégio. O mar tá grande, difícil, mas a vibe tá incrível, praia cheia, energia boa”, contou o atleta à Rádio Maristela.

Apesar do bom resultado, Perereca acabou sendo eliminado na fase 3, junto com o também torrense Gustavo Borges, no período da tarde. O outro representante local, Luy Gonzales, se despediu ainda na fase 2.

Tricampeonato gaúcho de Gustavo Borges

Mesmo com a eliminação, o sábado foi de festa para Gustavo Borges. O locutor da prova anunciou, direto das areias da Praia dos Molhes, que o surfista se sagrou Campeão Gaúcho de Surf 2025, somando o novo troféu aos títulos de 2022 e 2023.

Em entrevista à Rádio Maristela, o atleta destacou as dificuldades do mar e a surpresa com o título:

“As condições estavam bastante difíceis. O vento realmente diminuiu, mas o mar estava mais forte do que ontem. Muitos surfistas tiveram dificuldades. […] Eu mesmo me esforcei muito na minha bateria, dando o meu máximo. Infelizmente, não consegui encontrar uma onda boa. Faz parte. É uma honra sediar um evento desse nível em nossa cidade.”

“Sinceramente, fiquei surpreso. Eu não esperava, pois o Thiago estava à frente no ranking. […] Foi uma surpresa muito agradável, que veio em um bom momento. Me alegrou muito.”

Gustavo celebrou o feito com gratidão:

“É motivo de muito orgulho. Sempre represento Torres em todos os lugares. Amo esta cidade, este lugar. Cresci aqui, nasci aqui, aprendi a surfar aqui. Para mim, este é o melhor lugar do mundo.”

Alexia Monteiro e Tainá Hinckel dominam no feminino

Entre as mulheres, o destaque do dia ficou com Alexia Monteiro, que liderou a primeira bateria da tarde e garantiu vaga na semifinal.

“Está bem difícil. O vento baixou, mas a formação das ondas piorou. Minha estratégia foi pegar duas ondas para passar. A primeira foi fraca, mas consegui uma boa na sequência e deu certo”, contou a atleta após sair do mar.

Alexia revelou ainda que, por conta de uma lesão no ombro, precisou ajustar a estratégia e o equipamento, mas se disse confiante para o domingo:

“Agora é manter a estratégia e torcer pra avançar. Não dá pra pensar em nota alta, é pensar em passar as baterias.”

Outra que confirmou presença na semifinal foi a atleta olímpica Tainá Hinckel, que dominou sua bateria e segue firme na briga pelo título da etapa.

Próximas emoções

O domingo (26) será decisivo na CBSurf Taça Brasil Torres, com as quartas de final, semifinais e finais do masculino, além das semifinais e finais do feminino. As baterias estão previstas para começar às 7h, prometendo um encerramento eletrizante nas ondas da Praia dos Molhes.

Foto: @davicastrophotos

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.