Os surfistas torrenses Gustavo Borges e Tiago Braga, o Perereca, foram eliminados na fase 3 da CBSurf Taça Brasil Torres, na tarde deste sábado (25). Apesar da eliminação precoce, o bom desempenho de Gustavo ao longo da temporada garantiu um feito marcante: ele foi confirmado como Campeão Gaúcho de Surf 2025.

O anúncio oficial foi feito pelo locutor da prova, diretamente das areias da Praia dos Molhes, em Torres, logo após o encerramento das baterias. Com o resultado, Gustavo chega ao tricampeonato estadual, somando o novo título aos conquistados em 2022 e 2023.
Logo após o anúncio oficial, o surfista concedeu entrevista à Rádio Maristela, falando sobre as condições da prova e a conquista inesperada.
“As condições estavam bastante difíceis. O vento realmente diminuiu, mas o mar estava mais forte do que ontem. Muitos surfistas tiveram dificuldades. Eu mesmo enfrentei desafios para passar a arrebentação e me esforcei muito na minha bateria, dando o meu máximo. Infelizmente, não consegui encontrar uma onda boa. Precisava de uma onda com uma pontuação mediana para avançar, mas não aconteceu. Faz parte. É uma honra sediar um evento desse nível em nossa cidade, Torres. A praia proporciona ondas de alta qualidade e é um local constante para a prática do surf,” contou Gustavo.
O tricampeão também revelou surpresa com o título:
“Sinceramente, fiquei surpreso. Eu não esperava, pois o Thiago estava à frente no ranking. Passei para a terceira fase, assim como ele, e pensei que só seria campeão se eu avançasse. Acabei perdendo e nem assisti à bateria do Thiago. Recebi a ligação da equipe pedindo para fazer vídeos e entrevistas, pois eu era o campeão. Foi uma surpresa muito agradável, que veio em um bom momento. Me alegrou muito.”
Com emoção, Gustavo destacou o orgulho de representar sua cidade:
“É motivo de muito orgulho. Sempre represento Torres em todos os lugares, seja em competições ou treinos. Já viajei pelo mundo inteiro e pelo Brasil, e em todos os lugares represento Torres. Amo esta cidade, este lugar. Cresci aqui, nasci aqui, aprendi a surfar aqui. Para mim, este é o melhor lugar do mundo. Sinto uma gratidão imensa em representar Torres e estar no topo do surf gaúcho profissional.”
Com o tricampeonato confirmado, Gustavo Borges escreve mais um capítulo na história do surf gaúcho, e reafirma o nome de Torres como berço de grandes talentos das ondas.
Foto: @davicastrophotos
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

