Moradores de Mampituba têm enfrentado dificuldades com o abastecimento de água nos últimos dias. Ouvintes entraram em contato com a Rádio Maristela para relatar o problema, especialmente na região central da cidade. Um dos moradores afirmou estar há 10 dias sem água, classificando a situação como “um descaso com a população que já sofre há dois anos com o problema”.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Mampituba reconheceu a instabilidade no fornecimento e informou, por meio do Departamento de Comunicação, que a situação é resultado de uma sequência de imprevistos técnicos. Segundo a nota enviada à emissora, um vazamento ainda não localizado e a queima da bomba do posto Pereira Lentz comprometeram o sistema de abastecimento.
O equipamento, que é fabricado sob encomenda devido à sua vazão específica, chegou ao município apenas na quinta-feira (23). Durante a substituição, na sexta-feira, houve o rompimento de um cano, o que deixou a bomba presa a cerca de 180 metros de profundidade.
Após tentativas de resolver o problema, a Administração informou que uma nova empresa foi contratada para realizar o serviço nesta segunda-feira (27). No entanto, a equipe constatou a necessidade de um maquinário especial para retirar e substituir a bomba, equipamento que deve chegar à cidade na terça-feira (28).
Enquanto o problema não é resolvido, a Prefeitura afirma ter instalado um sistema provisório de abastecimento, interligando o posto da Sede à rede da comunidade de Rio de Dentro, o que teria garantido ao menos um fluxo reduzido de água, sem interrupção total.
A Administração Municipal informou ainda que segue monitorando a situação de perto e tomando as medidas necessárias para restabelecer o abastecimento integral o mais breve possível.
Foto: Ascom PMM
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

