AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Moradores notam corte de árvores na Praia dos Molhes; Prefeitura explica motivo

Moradores notam corte de árvores na Praia dos Molhes; Prefeitura explica motivo

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Quem passou pela Praia dos Molhes, em Torres, nos últimos dias, percebeu que várias árvores do tipo casuarina estão sendo cortadas. A cena chamou atenção de moradores, que procuraram informações sobre o motivo do serviço.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Douglas Vieira Gomes, o corte segue normas ambientais e tem como foco substituir as casuarinas — consideradas espécie exótica invasora — por vegetação nativa da região. Em contato com a reportagem da Rádio Maristela, ele explicou que a ação está amparada por uma portaria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), além de legislações municipais e estaduais.

De acordo com Douglas, além da questão ambiental, o serviço também está ligado às melhorias urbanas previstas para o local. A região vai receber novo calçamento, e as raízes das casuarinas poderiam danificar novamente a estrutura no futuro.

“Essas árvores estão na lista de exóticas invasoras. A gente tem essa obrigatoriedade de corte e, como vai ser feito o calçamento novo, não adianta manter porque elas quebram tudo depois. Vamos retirar e plantar vegetação nativa”, afirmou o secretário.

A Prefeitura reforça que o objetivo é recuperar a área com espécies adequadas ao ambiente costeiro, garantindo preservação e evitando problemas estruturais no espaço público.

Foto: Anderson Weiler /Grupo Maristela

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.