AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Justiça Eleitoral abre seleção para estágio de nível médio para a 085ª zona eleitoral de Torres

Justiça Eleitoral abre seleção para estágio de nível médio para a 085ª zona eleitoral de Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A 085ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, localizada em Torres, anunciou a abertura do processo seletivo para o preenchimento de uma (01) vaga de estágio permanente destinada a estudantes do nível médio. A informação foi divulgada pelo Edital SEI n. 417/2025 e reforçada pelo Ofício SEI n. 830/2025.

>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.

A prova será realizada no dia 24 de novembro de 2025, às 18h, nas dependências do Cartório Eleitoral de Torres, localizado na Rua Alexandrino de Alencar, 662, no prédio do TRE-RS no município. Não há necessidade de inscrição prévia: basta que o estudante compareça no dia, horário e local indicados.

QUEM PODE PARTICIPAR

A seleção é destinada a estudantes do nível médio, regularmente matriculados em escolas dos municípios de Torres, Arroio do Sal, Morrinhos do Sul, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

O estágio terá carga horária de 30 horas semanais, distribuídas em seis horas diárias, no turno da tarde, podendo ocorrer entre 12h e 18h ou entre 13h e 19h. A vaga segue as normas da Resolução TRE-RS n. 267/2015 e da Portaria DG n. 417/2023.

PROVA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá em uma prova objetiva com 10 questões, sendo 7 de Língua Portuguesa e 3 de Noções Básicas de Informática. O tempo de prova será de 30 minutos, e será eliminado o candidato que acertar menos de seis questões.

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:

  1. Maior nota em Língua Portuguesa
  2. Maior nota em Informática
  3. Maior idade

O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de novembro de 2025, e o definitivo, após prazo para recursos, até 28 de novembro de 2025, ambos no mural do Cartório Eleitoral.

COTAS E ACESSIBILIDADE

O edital também estabelece reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, seguindo legislação específica, e reserva de 30% para candidatos negros, conforme autodeclaração racial utilizada pelo IBGE.

Candidatos com deficiência poderão solicitar tempo adicional, mediante apresentação de laudo médico.

RESTRIÇÕES

Não poderão participar:

  • Menores de 16 anos;
  • Pessoas filiadas a partido político;
  • Candidatos a cargo eletivo e seus parentes até segundo grau;
  • Pessoas com vínculo profissional com advogados;
  • Servidores públicos em cargo, emprego ou função não obrigatória;
  • Não alistados como eleitores ou sem CPF.

Mais informações, acesse o Edital: