Em assembleia da Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte realizada na manhã da última sexta-feira (14), os prefeitos debateram as alternativas para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de forma integrada na região. Alguns municípios já possuem essa legislação regulamentada, que é um órgão de fiscalização e certificação de estabelecimentos que produzem, industrializam e comercializam produtos de origem animal dentro de um município. Ele garante a qualidade e a segurança sanitária desses produtos para o consumidor, concedendo o Selo de Inspeção Municipal para aqueles que cumprem as normas.
>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.
De acordo com o presidente da Amlinorte, prefeito Ique Vedovato, de Imbé/RS, o SIM também permite que produtores locais ampliem o mercado para além de sua cidade, especialmente quando os municípios se unem em consórcio. A Amlinorte deverá dar andamento neste projeto, que permitirá a ampliação do mercado e segurança aos consumidores na aquisição dos produtos.
Os prefeitos também acompanharam uma apresentação do projeto Tropeirismo e Carreteiros do Litoral Norte, proposto pelos pesquisadores e educadores Priscilla Griebeler e Beto Reck. O projeto visa resgatar e preservar a memória do tropeirismo, representando um patrimônio imaterial que moldou a identidade cultural da região, transformando em atrativo turístico e econômico.
A reunião ainda contou com a presença de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresentaram um modelo para redução de custos de energia elétrica nos municípios. E foi apresentado uma proposta para desenvolvimento de projetos nas áreas de educação, cultura, relacionamento e outros.




Fonte: ASCOM Amlinorte / Rose Scherer – Jornalista 6.175

