AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Operação Minerador cumpre mandados no Litoral Norte e mira liderança do crime organizado no RS

Operação Minerador cumpre mandados no Litoral Norte e mira liderança do crime organizado no RS

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

A Polícia Civil amanheceu nas ruas de diversas cidades do Estado nesta quarta-feira (19) para mais um capítulo de combate ao crime organizado, e o Litoral Norte também entrou no radar. A Operação Minerador, coordenada pela Draco de São Leopoldo, cumpriu ordens judiciais em diferentes municípios, incluindo Palmares do Sul, onde houve buscas ligadas ao grupo investigado.

>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.

Ao todo, foram nove mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão executados em nove cidades: Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre, Palmares do Sul, Charqueadas, Montenegro e Canoas. A ofensiva já resultou em dez prisões, além da apreensão de três armas de fogo, munições, dois veículos, drogas e R$ 26 mil em dinheiro.

A operação é um desdobramento da “Operação Liberdade”, que investigou, entre 2024 e 2025, a atuação de uma organização criminosa comandada por um líder de alta periculosidade, preso desde outubro de 2024. O indivíduo possui antecedentes por cinco homicídios qualificados, latrocínio e diversos indiciamentos ligados ao tráfico e à formação de quadrilha.

De acordo com o delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, titular da Draco de São Leopoldo, a ação mira outros integrantes do grupo, responsáveis por tráfico de drogas, associação criminosa e comércio ilegal de armas e munições. A investigação aponta que o grupo mantém controle do tráfico nos bairros Pinheiros e Campestre, em São Leopoldo, mas mantém ramificações que alcançam outras regiões, incluindo o Litoral Norte.

Com a ofensiva desta quarta-feira, a Polícia Civil busca enfraquecer o braço operacional da facção e avançar no bloqueio das atividades que financiavam o esquema criminoso.

Fotos: Divulgação PC