AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Projeto Resgate o Surfe no Sul inicia nova edição em Torres com incentivo da Corsan

Projeto Resgate o Surfe no Sul inicia nova edição em Torres com incentivo da Corsan

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Torres receberá, a partir desta quinta-feira, 11, até sábado, 13, a primeira etapa do projeto Resgate o Surfe no Sul – Ano III, iniciativa de caráter educacional, voltada à conscientização ambiental e à iniciação de jovens nas práticas de surfe e skate. O projeto, que é desenvolvido via Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, e nesta etapa tem patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), por meio do Instituto Aegea, promove atividades pedagógicas, esportivas e socioambientais que integram teoria e vivências práticas.

>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.

As ações em Torres ocorrerão na Escola Estadual de Ensino Médio José Quartiero e na faixa de praia autorizada pela prefeitura, contemplando até 40 beneficiários previamente selecionados pela organização do projeto, divididos em duas turmas nos turnos da manhã, das 9 às 12h, e da tarde, das 13h30 às 17h, ao longo dos três dias. A programação será dividida em módulos progressivos, conduzidos pela equipe de professor e monitor do projeto.

Esporte e meio ambiente

Nesta quinta-feira, 11, será realizado o Módulo 1, onde serão apresentados os objetivos do projeto, a relação dos esportes com o meio ambiente e as mudanças climáticas, além de serem exibidos vídeos sobre a história do surfe e do skate. Os participantes também terão contato com equipamentos específicos e participarão de aulas práticas de treinamento funcional e psicomotricidade com fundamentos do skate.

Na sexta-feira, 12, as turmas avançam para o Módulo 2, que aprofundará os conteúdos ambientais, abordando aquecimento global, ecossistemas marinhos, fauna e a importância de agentes ecológicos em microterritórios. A programação incluirá vídeos educativos e atividades práticas de fundamentos de surfe com a utilização de skates.

Essa etapa se encerra no sábado, 13, com o Módulo 3, que será realizado na praia. Os participantes vão integrar um mutirão focado no microlixo (pequenas embalagens de produtos de consumo na rotina e que cabem na palma da mão), aprendendo a identificar resíduos predominantes e relacioná-los a comportamentos inadequados de descarte.

Prática de surfe

A atividade culminará com aula prática de surfe, momento no qual os conteúdos e fundamentos aprendidos nos módulos anteriores serão aplicados no ambiente natural.

A iniciativa reforça o compromisso do projeto em promover educação ambiental, ampliar o acesso ao esporte e estimular o protagonismo juvenil através de práticas que conectem consciência ecológica, atividade física e cultura esportiva.

O projeto Surfe no Sul, em sua terceira edição, também será realizado em Xangri-Lá, Capão da Canoa, Tramandaí, Balneário Pinhal e Cassino, entre janeiro e maio.

Fonte: Ascom Corsan