AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Missa solene encerra o Ano Jubilar “Peregrinos da Esperança” na Catedral de Osório

Missa solene encerra o Ano Jubilar “Peregrinos da Esperança” na Catedral de Osório

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Diocese de Osório celebrou, na tarde do domingo, 28, na Solenidade da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, a Missa solene de encerramento do Ano Jubilar “Peregrinos da Esperança”. A celebração ocorreu na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório, em comunhão com as dioceses de todo o mundo, marcando o término do Jubileu dos 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo. A Eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, e concelebrada por presbíteros e diáconos de diversas paróquias, com a participação expressiva de fiéis e lideranças pastorais.

>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.

Um dos destaques da celebração foi a presença marcante das comunidades, visível nas camisetas utilizadas por muitos fiéis, identificando paróquias, pastorais e grupos paroquiais. O gesto evidenciou o sentimento de pertença, unidade e comunhão que caracterizou o Ano Santo, reforçando a caminhada conjunta das diferentes realidades da Diocese ao longo do Jubileu.

A procissão de entrada foi conduzida pela réplica da Cruz do Jubileu, símbolo que permaneceu no presbitério da Catedral e acompanhou diversas atividades durante o Ano Santo. Em sua homilia, dom Jaime ressaltou o Jubileu como um tempo privilegiado de renovação espiritual, perdão e peregrinação, destacando a esperança como eixo central da vivência jubilar. Segundo o bispo, ao longo do ano, inúmeras comunidades e fiéis se organizaram para participar das peregrinações realizadas nas igrejas jubilares da Diocese, a Catedral em Osório, os santuários diocesanos de Nossa Senhora das Lágrimas (Caraá) e Nossa Senhora de Lourdes (Dom Pedro de Alcântara) e o santuário de Nossa Senhora do Trabalho (Capão da Canoa).

Durante a apresentação das oferendas, além do pão e do vinho, os fiéis levaram ao altar alimentos não perecíveis, em um gesto concreto de caridade e solidariedade. A comunhão foi distribuída sob as duas espécies, Corpo e Sangue de Cristo, reafirmando o centro da fé católica na Eucaristia e selando espiritualmente o encerramento do Ano Santo na Diocese de Osório.

Ao final da celebração, clero e fiéis entoaram o hino Te Deum, em ação de graças pelo Jubileu vivido. Em seguida, dom Jaime realizou a oração sobre o povo e concedeu a bênção solene, concluindo o encerramento do Ano Jubilar.

Jubileu

O Ano Santo teve início em Roma no dia 24 de dezembro de 2024 e, nas dioceses do mundo inteiro, em 29 de dezembro do mesmo ano, a partir da convocação do Papa Francisco, sob o tema “Peregrinos da Esperança”, inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). O encerramento nas dioceses ocorreu em 28 de dezembro, enquanto, em Roma, a conclusão do Jubileu está prevista para 6 de janeiro de 2026.

O próximo Jubileu ordinário da Igreja será celebrado em 2050, mantendo a tradição de 25 em 25 anos em memória do nascimento de Cristo. Já em 2033, a Igreja celebrará os 2000 anos do mistério da Redenção, recordando a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Confira AQUI, o álbum de fotos, registro de Sônia Ósio da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Osório.

Fonte: ASCOM Diocese de Osório / Melissa Maciel