Leandro Evaldt assumiu oficialmente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) na última terça-feira (13/1), após a saída de Ernani Polo, que comandou a pasta entre 2023 e 2025. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (13/01). Evaldt, que até então ocupava o cargo de secretário-adjunto e, anteriormente, era diretor-geral, passa a liderar a Sedec em um momento estratégico para a economia gaúcha, que no último triênio bateu recordes de investimentos.

Polo encerrou sua gestão na última segunda-feira (12/1), quando apresentou o balanço de sua gestão, destacando avanços na atração de investimentos, estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento da relação com o setor produtivo. Evaldt, que já acompanhava de perto os projetos da secretaria, tem como metas a continuidade dos avanços obtidos, a manutenção do ritmo de crescimento e das políticas de apoio às empresas gaúchas. O novo secretário afirmou que pretende intensificar a aproximação com o setor produtivo e reforçar o papel da Sedec como motor do desenvolvimento econômico do Estado.
“Assumir esta responsabilidade é uma honra e também um compromisso com o futuro do Rio Grande do Sul. Vamos trabalhar para fortalecer a inovação, apoiar os empreendedores, atrair novos investimentos e garantir que o Estado seja cada vez mais competitivo e gerador de oportunidades”, afirmou Evaldt.
Mário Augusto Gonçalves, que estava na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, assume como secretário-adjunto.
Leandro Evaldt
Natural de Torres, Leandro Evaldt tem 43 anos e é formado em Administração de Empresas pela Ulbra. Começou na vida pública aos 18 anos, como assessor da Prefeitura de Morrinhos do Sul, no Litoral Norte gaúcho, onde também foi vereador (2005 a 2008) e duas vezes prefeito (2009 a 2012 e 2013 a 2016).
No governo do Estado, foi diretor-geral da Sedec por dois anos, sendo por mais um ano secretário-adjunto da pasta, até ser nomeado titular.
Fonte: ASCOM SEDEC / Renata da Silva Spanhol
