O secretário municipal de Turismo de Torres, Gabriel de Mello, avaliou de forma positiva o andamento da temporada de verão e apresentou a programação de eventos prevista para janeiro, durante entrevista à Rádio Maristela, nesta quarta-feira (14). Segundo ele, apesar dos desafios naturais de um período que concentra grande público, o município tem conseguido entregar um verão organizado, com segurança, atrações culturais e forte movimentação econômica.

Gabriel ressaltou que, o aumento da presença de turistas argentinos e uruguaios, especialmente a partir da primeira quinzena de janeiro, reforça a importância do turismo internacional para a economia local. Ele defendeu a valorização da cidade e alertou para críticas exageradas nas redes sociais, que acabam impactando negativamente a imagem do destino e o setor turístico como um todo.
ATIVIDADES EM JANEIRO
Entre as atrações anunciadas, Gabriel confirmou para os dias 17 e 18 de janeiro um super tobogã aquático e parque de brinquedos infláveis gratuitos na Rua 15 de Novembro, ao lado da Praça da Prainha, em parceria com o Sesc. Já no fim do mês, a programação inclui shows gratuitos na Praia da Cal: Borguetinho no dia 30 e Papas da Língua e TNT no dia 31, dentro do projeto Orla Viva, em parceria com Fiergs e Sesi.
O secretário adiantou ainda que a Prefeitura trabalha em ações de médio e longo prazo, como a criação de rotas turísticas temáticas, entre elas a Rota dos Cafés, e projetos voltados à Lagoa da Itapeva, com foco em ecoturismo e observação de aves.
Para Gabriel, o desafio é construir um turismo sustentável, com planejamento contínuo, valorizando os atrativos naturais, culturais e a qualidade de vida que fazem de Torres um dos principais destinos do litoral gaúcho.

