AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » 12ª Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho movimenta Torres com produção local, inovação e fortalecimento do campo

12ª Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho movimenta Torres com produção local, inovação e fortalecimento do campo

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A cidade de Torres sedia, de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, a 12ª Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho, um dos principais eventos do início de 2026 voltados à valorização da produção rural no Rio Grande do Sul. A feira ocorre diariamente das 15h às 23h30, na Avenida Itapeva, esquina com a Rua Borges de Medeiros, no Centro, reunindo o melhor da agroindústria familiar gaúcha.

Realizada pela FETAG-RS, Prefeitura de Torres, Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado, com patrocínio do Banrisul e do Sicredi, a feira conta nesta edição com 55 empreendimentos de 38 municípios, oferecendo produtos coloniais, alimentos artesanais, gastronomia típica, bebidas, artesanato e itens da agroindústria familiar.

Durante entrevista à Rádio Maristela, na terça-feira (28), o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca de Torres, Gilberto Bock, e o diretor do Departamento Estadual da Agroindústria Familiar, Flavio Smaniotto, destacaram a importância estratégica do evento para a economia local e regional. Segundo Smaniotto, as feiras deixaram de ser vistas como custo e passaram a ser tratadas como investimento pelo Governo do Estado. Em 2025, um aporte aproximado de R$ 14,8 milhões resultou em mais de R$ 45 milhões em vendas, comprovando o retorno econômico direto para as famílias agricultoras.

Bock ressaltou que a feira vai além da comercialização. “Cada produto carrega uma história, uma tradição familiar e cultural que precisa ser preservada. A agricultura familiar garante renda, mantém o jovem no campo e assegura a continuidade das nossas raízes”, afirmou. Ele também destacou o trabalho conjunto entre município, Estado, sindicatos, Emater, FETAG e demais entidades parceiras para viabilizar o evento e ampliar oportunidades aos produtores locais.

Foto: Gustavo Cargioni/Palácio Piratini

Entre os destaques desta edição estão embutidos, queijos, mel, geleias, panificados, vinhos, cachaças, chope artesanal, produtos à base de búfalo, artesanato e iniciativas de turismo rural. O evento também reforça o protagonismo das agroindústrias familiares, apoiadas por programas estaduais de fomento, como o Agrofamília, que oferece subsídios e financiamento facilitado para modernização da produção.

Outro ponto relevante é o lançamento da Feira Digital Sabor Gaúcho, plataforma online que amplia o alcance da comercialização dos produtos do campo, integrando tecnologia e geração de renda, especialmente como estratégia de permanência dos jovens no meio rural.

Confira a entrevista: