
O Parque de Balonismo, em Torres, recebe intensos dias de espiritualidade, convivência e evangelização com a realização do 7º Encontro de Carnaval, promovido pela Missão Maranatha, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A iniciativa, apoiada pela Diocese de Osório, reunirá centenas de jovens para viver um Carnaval com sentido cristão, marcado pela oração, partilha e fortalecimento da fé.
Integrando o calendário de ações da Missão Maranatha, o Encontro de Carnaval soma-se a outras iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, como o Ruah, realizado mensalmente na comunidade Nossa Senhora das Dores, em Torres. De acordo com os organizadores, todas as atividades são lideradas por jovens que se sentem chamados a evangelizar outros jovens, assumindo protagonismo missionário na Igreja local.
Com sede principal no Parque de Balonismo e alojamento em escola da cidade, o Encontro de Carnaval terá como propósito oferecer uma experiência profunda de fé e comunhão durante o período carnavalesco, contrapondo-se a uma vivência muitas vezes marcada pelo vazio e pelo individualismo. Segundo o fundador da Missão Maranatha, Rafael Gomes, o Encontro é um convite a um novo olhar sobre a própria vida e sobre as relações.
“Sabemos que a realidade da nossa juventude está cada vez mais focada no individualismo, o que tem gerado solidão, vícios e altos índices de depressão. Precisamos anunciar o amor de Deus e ajudar os jovens a se reconectarem consigo mesmos e com os outros”, destaca. Rafael também ressalta a importância do cuidado espiritual e emocional como resposta ao preocupante crescimento dos índices de suicídio entre jovens.
PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS
A programação inicia no sábado, dia 14, com acolhida às 9h, e segue até a terça-feira de Carnaval, dia 17, sendo encerrada com a celebração da Santa Missa às 14h. Ao longo dos dias, os participantes vivenciarão momentos de pregação, adoração, louvor, partilhas e celebrações.
O encontro contará com a presença de padres, leigos e missionários de diferentes regiões do Brasil, incluindo convidados inéditos no Rio Grande do Sul, que irão partilhar testemunhos de vida, fé e missão. Entre os confirmados estão:
– Padre Ozeias Vieira dos Santos, pároco da Paróquia São José Operário de Torres;
– Rafael Gomes, leigo e fundador da Missão Maranatha da Paróquia São Domingos de Torres;
– Andrine Espíndola, leiga e cofundadora da Missão Maranatha da Paróquia São Domingos de Torres;
– Edilson Rodrigues, leigo da Paróquia São José de Três Cachoeiras;
– Marcos Henrique Ferreira de Souza, fundador da Comunidade Adorador Fiel, de São Paulo/SP;
– Fábio Lira, membro da Comunidade Canção Nova, de Cachoeira Paulista/SP;
– Fabiano Ramos, fundador da Missão Oráculo Santo, de São Paulo/SP;
– Irmão Trovão, fundador da Fraternidade Combatentes na Fé, da Bahia/BA.
Também estarão presentes bandas católicas, com a participação de Ilmar Quintanilha, de Rio Bonito/RJ, e Fabiano Ramos, de Osasco/SP, que irão animar os momentos de louvor ao longo do encontro.
IMPACTO E CONTINUIDADE
Na edição de 2025, cerca de 500 jovens participaram do Encontro de Carnaval, número que confirma a relevância e o impacto da proposta evangelizadora da Missão Maranatha na Diocese de Osório e na região. Para Rafael Gomes, o Encontro de Carnaval é mais do que um evento pontual.
“Deus precisa de nós como instrumentos para alcançar mais jovens e mostrar o seu amor. Este encontro é uma chance concreta de fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma.
A Diocese de Osório reconhece e apoia iniciativas como o Encontro de Carnaval da Missão Maranatha, que fortalecem a evangelização juvenil, promovem o cuidado integral da pessoa e testemunham uma Igreja viva, missionária e próxima da juventude.
Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel.

