A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Torres reforçou o alerta à população sobre o crescimento do chamado golpe do falso advogado, prática criminosa que vem se espalhando pela região e fazendo vítimas de diferentes perfis.

O tema foi abordado em entrevista à Rádio Maristela, na segunda-feira (09), pelo vice-presidente da OAB Torres, Dr. Nícolas Bereta Machado. Durante a entrevista, Dr. Nícolas destacou que o golpe não apenas causa prejuízos financeiros às vítimas, como também atinge diretamente a imagem e a credibilidade da advocacia, profissão baseada na confiança entre advogado e cliente.
COMO O GOLPE É APLICADO?
Segundo o vice-presidente da OAB Torres, os criminosos utilizam informações públicas de processos judiciais, imagens reais de advogados e documentos falsificados para dar aparência de legitimidade ao golpe. As vítimas recebem mensagens informando sobre supostos valores a receber na Justiça, geralmente quantias elevadas, acompanhadas de PDFs com logotipos de tribunais, emblemas da OAB e assinaturas falsificadas.
Na sequência, os golpistas solicitam pagamentos antecipados ou acesso a aplicativos bancários, sob a justificativa de “liberação de valores” ou “verificação de saldo”. Em muitos casos, as transferências são feitas via Pix para contas de pessoas físicas ou bancos digitais, o que dificulta a recuperação do dinheiro.
“O alerta principal é simples, se a pessoa tem valores a receber, não faz sentido pagar para receber. Juiz nenhum pede acesso a aplicativo bancário ou saldo de conta”, enfatizou Dr. Nícolas.
O vice-presidente relatou que ele próprio foi vítima do golpe recentemente, quando criminosos utilizaram sua imagem e dados profissionais para enganar terceiros. Em um dos casos, a atuação rápida da vítima, do advogado e das instituições bancárias permitiu o bloqueio do valor transferido.
“A advocacia também é vítima, porque há uso indevido da imagem do profissional, o que caracteriza um ataque direto à credibilidade da OAB e da Justiça”, afirmou.
PREVENÇÃO
A principal orientação da OAB é a cautela. A recomendação é que, ao receber qualquer mensagem envolvendo processos judiciais ou valores, o cidadão entre em contato direto com seu advogado ou com o escritório, utilizando canais oficiais. A OAB também disponibiliza a plataforma ConfirmaDV, que permite verificar se um profissional está regularmente inscrito na Ordem.
Dr. Nícolas ressaltou ainda que tribunais não entram em contato por mensagens ou links solicitando dados pessoais ou regularização de CPF, e que promessas de dinheiro fácil são um sinal claro de fraude.
Nos casos em que a vítima percebe o golpe após a transferência, a orientação é agir com máxima rapidez, registrar ocorrência na Polícia Civil e procurar imediatamente o banco de origem para solicitar o bloqueio da transação. Com a implementação de novos mecanismos de rastreamento do Pix, é possível, em alguns casos, congelar valores antes que sejam pulverizados entre diversas contas.
ATUAÇÃO DA OAB NO COMBATE AOS GOLPES
A OAB, em âmbito estadual e federal, mantém diálogo com a Polícia Civil, instituições financeiras, empresas de telefonia e plataformas digitais para dificultar a ação dos criminosos e proteger tanto os profissionais quanto a população.
“Estamos firmes no combate a esses crimes, que se sofisticam a cada dia. Informação e prevenção são hoje as ferramentas mais eficazes para evitar novas vítimas”, concluiu o vice-presidente da OAB Torres.







