>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp.
A inauguração da EMEI São Francisco, na Vila São João, prevista para esta quinta-feira (19), vai ampliar em até 300 vagas a oferta de educação infantil em Torres. O anúncio foi feito durante entrevista nesta quarta-feira (18) pela secretária municipal de Educação, Rosa Lummertz, e pelo prefeito Delci Dimer. A nova unidade é considerada estratégica para reduzir a fila de espera nas creches, além de qualificar a infraestrutura da educação infantil, garantindo melhores condições de atendimento, mais segurança e conforto às famílias e ambientes de trabalho mais adequados aos profissionais.
Segundo a Secretaria de Educação, o ano letivo da rede municipal começa em 23 de fevereiro, segunda-feira, após duas semanas de formações continuadas para os profissionais, com foco em alfabetização e educação inclusiva. O município conquistou o selo prata no programa nacional de alfabetização e definiu a inclusão como prioridade da gestão. A demanda por vagas na educação infantil caiu de cerca de 550 para pouco mais de 100 crianças, com novas ampliações já planejadas.
Entre as medidas em estudo estão a abertura de uma escola infantil na região das praias do sul, na Praia Paraíso, e a ampliação de horários nas escolas, especialmente para atender famílias que trabalham em período integral. Durante o verão, o horário estendido até as 18h atendeu mais de 300 crianças. A proposta é consolidar a ampliação ao longo do ano, respeitando a carga horária dos profissionais e prevendo novas contratações.
A administração municipal também destacou investimentos em infraestrutura, alimentação escolar, transporte, incluindo o reforço do transporte especial, e obras em andamento, como novos ginásios e a licitação da creche João XXIII, com investimento superior a R$ 6 milhões.
Atualmente, a rede municipal conta com 18 escolas, cerca de 750 profissionais e aproximadamente 5 mil estudantes.

