AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Polícia Federal cumpre mandado em Ermo/SC durante operação contra importação ilegal de agrotóxicos

Polícia Federal cumpre mandado em Ermo/SC durante operação contra importação ilegal de agrotóxicos

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

>> Siga o canal do Grupo Maristela no WhatsApp

A Polícia Federal realizou, na última semana, uma operação contra um grupo investigado por importar ilegalmente agrotóxicos de origem estrangeira. A ação teve como um dos alvos o município de Ermo, no Sul Catarinense, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Outro mandado foi executado em Aceguá, no Rio Grande do Sul.

A operação ocorreu em conjunto com a Polícia Civil gaúcha e é resultado de investigações iniciadas após duas prisões em flagrante registradas na região de fronteira. Em novembro do ano passado, policiais apreenderam caixas de cigarros e agrotóxicos de origem estrangeira armazenados irregularmente em Aceguá. Já em fevereiro deste ano, em Bagé, um caminhão foi interceptado transportando mais de uma tonelada de agrotóxicos trazidos do exterior.

Segundo a Polícia Federal, os produtos apreendidos não possuem registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o que torna sua comercialização proibida no Brasil. As substâncias também representam riscos à saúde humana e ao meio ambiente, principalmente por serem manipuladas e distribuídas sem controle técnico e sanitário.

Durante a operação, a Justiça Federal determinou que um dos investigados passe a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de contrabando e importação ilegal de agrotóxicos.

A ação reforça o combate ao ingresso irregular de produtos agrícolas no país e busca impedir a circulação de substâncias que podem causar impactos ambientais e prejuízos à saúde pública.

Foto: Divulgação PF