AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Notícias » Feriadão terá chuva, temporais e queda acentuada de temperatura em Santa Catarina

Feriadão terá chuva, temporais e queda acentuada de temperatura em Santa Catarina

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Frente fria avança nesta sexta-feira e deixa o fim de semana marcado por instabilidade, frio intenso e mar agitado no Litoral

Quem pretende aproveitar o feriadão em Santa Catarina deve se preparar para uma mudança significativa no tempo. A passagem de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões nesta sexta-feira (4), com possibilidade de temporais, enquanto a partir de sábado (5) as temperaturas começam a cair. No domingo (6), o frio ganha força, com mínimas próximas de 0°C na Serra e vento intenso, mar agitado e possibilidade de ressaca no Litoral.

A chuva começa a avançar pelo estado a partir do fim da manhã desta sexta. Entre a tarde e a noite, a instabilidade aumenta e há possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A Defesa Civil aponta risco baixo a moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

No sábado, a instabilidade permanece e há previsão de chuva e possibilidade de temporais em diferentes momentos do dia. As temperaturas começam a cair durante a tarde, e as mínimas, que devem variar entre 5°C e 12°C no estado, ocorrem à noite. Na Serra, os termômetros podem registrar marcas ainda menores.

Do temporal ao frio intenso

A principal mudança nas condições do tempo ocorre entre o sábado e o domingo. Com o afastamento da frente fria e a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas despencam em Santa Catarina.

No domingo, as mínimas devem ficar entre 3°C e 11°C na maior parte do estado, com registros próximos de 0°C na Serra. Durante a tarde, as máximas permanecem abaixo dos 20°C em grande parte de Santa Catarina e não passam de 10°C nas áreas serranas.

A queda brusca da temperatura exige atenção, principalmente com crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis ao frio. Segundo a Defesa Civil, o cenário também pode favorecer o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e casos de hipotermia.

“É uma mudança bastante significativa no comportamento do tempo em poucos dias. Por isso, quem vai viajar ou aproveitar o feriadão deve acompanhar a previsão e estar preparado tanto para os temporais quanto para a queda acentuada das temperaturas”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Caio Guerra.

Litoral terá vento forte e ressaca

No Litoral catarinense, o domingo também será marcado pela agitação marítima. A previsão indica vento intenso de sudoeste a sul, com rajadas superiores a 60 km/h.

As ondas devem variar entre 2 e 2,5 metros, com picos que podem chegar a 3 metros. A combinação de vento forte e mar agitado cria condições para ressaca e eleva o risco de ocorrências relacionadas à agitação marítima.

A recomendação é evitar atividades de navegação, pesca e esportes aquáticos durante os períodos de maior agitação. Também é importante manter distância de costões, molhes e outros pontos expostos às ondas.

Cuidados durante os temporais

A orientação da Defesa Civil é procurar um local seguro assim que houver sinais de aproximação de um temporal. Durante a ocorrência, a população deve permanecer afastada de árvores, postes, placas e estruturas que possam ser derrubadas pelo vento.

Em áreas com alagamento, a recomendação é não atravessar a água corrente, seja a pé ou de carro. Durante os temporais, equipamentos eletrônicos também devem ser retirados das tomadas, quando possível.

Para quem estiver dirigindo, a orientação é reduzir a velocidade. Caso a chuva prejudique a visibilidade, o motorista deve procurar um local seguro para parar e aguardar a melhora das condições.

Em caso de queda de árvores ou fios da rede elétrica, a orientação é não se aproximar nem tocar nas estruturas.

Frio continua na próxima semana

O frio deve continuar depois do feriadão. Na segunda (7) e na terça-feira (8), o tempo fica firme, com predomínio de sol na maior parte de Santa Catarina.

No Litoral e em áreas próximas, ainda podem ocorrer períodos de maior nebulosidade e chuva fraca e isolada, principalmente no início e no fim do dia.

As temperaturas permanecem baixas, especialmente durante as noites e madrugadas, mantendo a necessidade de atenção com pessoas mais vulneráveis ao frio.

Como acompanhar os alertas

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e os alertas emitidos ao longo do feriadão.

Os avisos podem ser recebidos gratuitamente por SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP para o número 40199. Também é possível receber informações pelo WhatsApp, enviando o CEP para (61) 2034-4611.

Outro sistema disponível é o Defesa Civil Alerta, que utiliza a tecnologia Cell Broadcast para enviar mensagens diretamente aos celulares localizados em áreas de risco. Nesse caso, não é necessário realizar cadastro.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto: Arquivo / Defesa Civil de Santa Catarina