Um acidente envolvendo uma moto, um carro e um caminhão provocou a morte do motociclista, no fim da tarde desta quarta-feira (20), na ERS-407, em Xangri-lá. A colisão ocorreu no Km 10 da rodovia, pouco antes das 18h.
Equipes da Brigada Militar (BM), do Pelotão Rodoviário de Xangri-lá e do SAMU foram mobilizadas para atender a ocorrência. O local foi isolado para realização da perícia.
Testemunha relataram aos policiais que a moto, de Capão da Canoa, bateu na traseira de um Prisma, invadiu a pista contrária e foi atingida por um caminhão caçamba que trafegava no sentido oposto. A vitima foi identificada pela
Polícia como Lucas Salvador, de 19 anos.
Devido ao acidente, o trânsito pela ERS-407, entre a Estrada do Mar (ERS-389) e a BR-101 foi bloqueado nos dois sentidos. A interrupção durou mais de três horas. A rodovia foi liberada depois das 21h.
Fonte: Litoral na Rede
TRÂNSITO
Cobrança de pedágio na Freeway será retomada à 0h desta sexta-feira
Quase sete meses depois do fim do contrato com a Triunfo Concepa, a CCR Via Sul assume nesta sexta-feira (15) a concessão da Freeway. A cobrança de pedágio nas praças de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí será retomada a partir das 0h.
A tarifa é de R$ 4,40, cobrada nos dois sentidos da BR-290, em Gravataí. Em Santo Antônio da Patrulha, o valor do pedágio é de R$ 8,80, com cobrança apenas para quem trafega no de Porto Alegre para o Litoral.
A CCR ViaSul também inicia os trabalhos de manutenção da estrada e serviços de socorro médico e mecânico na Freeway. Também começa a operar o telefone 0800-000-0290 para chamadas dos usuários.
No Litoral Norte, a concessionária também assume a partir de agora a conservação da BR101, entre Osório e Torres incluindo a operação do túnel de Morro Alto. Neste trecho, os serviços de socorro médico e mecânico serão prestados a partir de agosto. A cobrança de pedágio na praça que será construída em Três Cachoeiras está prevista apenas para fevereiro do ano que vem.
A empresa também assume outras duas rodovias federais do Rio Grande do Sul: a BR-448, na região metropolitana de Porto Alegre, e a BR-386, entre Canoas e Carazinho.
Fonte: Litoral na Rede
A Prefeitura de Tramandaí investiu R$ 4.690.060,47 em recuperação do asfalto em ruas e avenida da cidade desde outubro de 2018. Parte das obras realizadas com esses recursos já foi concluída, outras ainda estão em andamento. Nos últimos dias, também foi iniciada a revitalização da Avenida Atlântica. De acordo com o secretário interino de Obras Adilson Braz da Silveira, será preciso recuperar a canalização de esgoto pluvial para concluir o asfaltamento do restante da via em direção ao bairro. A recuperação das vias da cidade é uma das principais reivindicações de moradores e veranistas. A Prefeitura informou que o trabalho é feito com asfalto quente, que garante maior durabilidade à pavimentação. O prefeito Luiz Carlos Gauto disse que, após a recuperação das finanças do município, foi possível iniciar os investimentos em áreas como esta.
Fonte: Litoral na Rede
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz trabalhos de conservação da BR-101 em Araranguá
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) aloca trabalhos de manutenção e conservação da BR-101 Sul duplicada, com uma frente de serviço em Araranguá. A autarquia faz desde a limpeza da vegetação lindeira, a intervenções no pavimento para melhoria da camada asfáltica aparente.
Ontem, quarta-feira, 06, aconteceu os trabalhos de limpeza da vegetação em taludes, bordos de pistas, vias laterais, entre outros, nos dois sentidos da Rodovia Federal. Os trabalhos continuam durante essa semana.
Aos motoristas, o DNIT/SC pede atenção redobrada para a circulação dos trabalhadores nos bordos de pista, alças e canteiro central. Quando as equipes forem avistadas, é preciso reduzir a velocidade e respeitar o espaço das atividades. Em alguns trechos, os trabalhos serão sobre a pista com homens e equipamentos expostos ao trânsito de veículos.

Fonte: Portal Agora Sul

Foto: Muriel Ricardo Albonico
As vias laterais construídas na duplicação da BR-101 Sul são as ligações entre as pistas e os bairros lindeiros à rodovia federal. Nas temporadas de Verão, as vias são acrescidas do tráfego dos turistas em viagem pelo litoral catarinense, aumentando a quantidade de veículos ocupando a plataforma. Com isso, pedestres e motoristas locais precisam redobrar os cuidados.
Um acidente envolvendo uma carreta, com placas de São Paulo, foi registrado na manhã desta quarta-feira, no quilômetro 153, em Passo de Torres. Segundo informações, o veículo, que transportava carros usados e algumas motocicletas, seguia em sentido sul quando perdeu o controle.
O caminhão atravessou a rodovia, passando pelo muro de proteção e caindo em uma lavoura de arroz. O motorista e mais dois passageiros foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, com ferimentos leves. A Polícia Rodoviária esteve no local orientando o trânsito.
Fonte: W3 Revista
A partir do dia 30 de janeiro, quarta-feira, o trânsito na Rua José Osório Cabral sofrerá alteração. A quadra entre a Independência e a Augusto Krás Borges não terá mais mão dupla. Para melhorar o fluxo de veículo na área, este trecho passará a ter mão única de circulação, no sentido sul/norte, bairro/centro da cidade.
A informação é da Coordenadoria Municipal de Trânsito com o objetivo de orientar a população com antecedência. Com a mudança no trânsito começarão a aplicação de penalidades por parte da Brigada Militar no caso de desrespeito às normas de trânsito.
“O respeito às normas de trânsito é um dever de todos nós. Vamos ampliar o trabalho de conscientização junto à população para diminuir os riscos de acidentes e preservar a vida das pessoas”, frisou o prefeito Carlos Souza, que acompanhou recentemente o trabalho de sinalização.
Lei que proíbe transporte por aplicativo em Xangri-lá é inconstitucional
Os desembargadores do Órgão Especial do TJRS julgaram inválida lei do município de Xangri-lá que proibia o transporte remunerado de passageiros em carros particulares. A legislação municipal impedia o transporte coletivo ou individual, independentemente de cadastramento em aplicativos ou sítios eletrônicos.
O Ministério Público (MP) ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a Lei Municipal nº 1.912/2016. Conforme o MP, a lei fere princípios e normas da Constituição Estadual, entre elas a convivência da livre
concorrência com a economia estatal.
O desembargador relator, Eduardo Uhlein, destaca que o tema aguarda apreciação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) através de um Recurso Extraordinário. No entanto, conforme o magistrado, não houve determinação de
interrupção de processos pendentes que tratem da matéria, podendo a ADIN ser julgada.
O magistrado afirma ainda que as crescentes mudanças tecnológicas atreladas aos serviços de transporte remunerado de passageiros culminaram na publicação, em âmbito federal, da Lei nº 13.640/2018, que conferiu
competência aos municípios para regulamentar a atividade do transporte por aplicativos.
“A norma impugnada não visa a regulamentar a referida atividade, mas, sim, a proibi-la. Nesse afã, fere diversos princípios constitucionais de observância obrigatória pelos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, dentre os quais destaco aqueles relativos à livre concorrência, ao livre exercício da atividade econômica e ao direito de escolha pelo consumidor”, apontou o desembargador.
O magistrado também considerou que “fere, por fim, a garantia fundamental de liberdade de locomoção, prevista no art. 5º, inciso XV, da Constituição Federal, na qual está inserido o direito de transporte”.
Conforme a decisão, o Órgão Especial do TJRS já firmou posicionamento pela inconstitucionalidade de normas afins editadas em outros municípios. “A discussão acerca do direito ao transporte traz à tona a competência da União para
legislar a respeito, sendo certo que, ao fazê-lo, restou excluída da categoria de serviço público o transporte de pessoas em caráter privado.”
O voto foi acompanhado pela unanimidade dos desembargadores do Órgão Especial.
Fonte: Litoral na Rede
Contrato de concessão de rodovias federais gaúchas será assinado nesta sexta-feira
A assinatura do contrato de concessão para à iniciativa privada das quatro rodovias federais mais importantes do Estado, ocorrerá nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre. O grupo paulista CCR, que venceu a licitação em novembro do ano passado, assumirá as BRs 101 (de Osório a Torres), 290 (trecho da Freeway, de Osório a Porto Alegre), 386 (de Canoas a Carazinho) e 448 (Rodovia do Parque, de Porto Alegre a Sapucaia do Sul).
Chamado de Rodovia Integração do Sul (RIS), o pacote de estradas, que faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal e soma 473 quilômetros, passará a ser administrado pelo grupo paulista CCR, que venceu a licitação em novembro de 2018. A partir da assinatura, a concessionária terá 30 dias para iniciar as operações no Estado. No início, das sete praças de pedágio previstas no projeto, apenas duas – as que ficam na
Freeway – estarão funcionado.
O ato de assinatura de contrato, será às 11 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. A cerimônia contará com a presença do governador, Eduardo Leite, dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da Cidadania, Osmar Terra, e da Secretaria de Governo, general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, além do diretorgeral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues, e do diretor presidente do grupo CCR, Leonardo Couto Vianna.
Investimento de R$ 13,4 bilhões
O contrato prevê investimento de R$ 13,4 bilhões pela concessionária durante os próximos 30 anos, período do contrato, que pode ser prorrogado por mais 10 anos. O valor se divide em R$ 7,8 bilhões para obras, sendo a principal delas a duplicação de todo o trecho concedido da BR-386, e de R$ 5,6 bilhões em manutenção, conservação e monitoramento das rodovias.
Todo o investimento virá da arrecadação das sete praças de pedágio. Cinco delas serão construídas: quatro ao longo da BR-386 (em Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro) e um na BR-101 (em Três Cachoeiras). As outras duas já existentes ficam na freeway: em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. Já a BR-448 não terá nenhuma praça. O valor da tarifa básica de pedágio será de R$ 4,30.
A nova concessão atravessará 32 municípios gaúchos: Torres, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro, Triunfo, Tabaí, Taquari, Fazenda Vila Nova, Bom Retiro do Sul, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, São José do Herval, Fontoura Xavier, Soledade, Mormaço, Tio Hugo, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto e Carazinho.
Para esses municípios, estima-se um retorno de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) de cerca de R$ 1,3 bilhão ao longo do período de concessão.
Fonte: Litoral na Rede

Um grave acidente envolvendo sete veículos, deixa a rodovia BR-376, que liga Curitiba/PR e Joinville/SC, completamente bloqueada, nos dois sentidos. A batida foi registrada por volta das 11h30 no quilômetro 660 da rodovia, em direção a Santa Catarina. A pista está completamente bloqueada nos dois sentidos e por volta das 14 horas havia 12 quilômetros de congestionamento
As primeiras informações eram de que 18 veículos estavam envolvidos no acidente. Por volta das 14 horas o policial rodoviário federal, Rafael Viaro explicou a reportagem da Rede OCP News que, na verdade, o engavetamento aconteceu depois que um caminhão, carregado com garrafas de vidro tombou na descida da Serra do Mar. Em seguida, outros seis motoristas de carros que seguiam no mesmo sentido não conseguiram frear e bateram conta a carreta.
A Arteris Litoral Sul informou que sete pessoas ficaram feridas. Três delas em estado moderado. As outras tiveram ferimentos leves. Eles foram trazidos a hospitais de Joinville e Curitiba. Não há informações de mortos.
Fonte: OCPNews
