Uma mulher ficou gravemente ferida ao ser arremessada para fora do veículo durante um acidente, na tarde de ontem, quinta-feira (11), na Free Way. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o cinto de segurança do banco onde ela estava sentada apresentava defeito.
A caminhonete Tucson/Hyundai, com placas de Porto Alegre, seguia da Região Metropolitana para o Litoral Norte, quando aquaplanou, saiu da pista e caiu no canteiro central da rodovia. As outras quatro pessoas que estavam no veículo, entre elas duas crianças, não se feriram.
Chovia forte no quilômetro 48 da Free Way, onde ocorreu o acidente. A PRF informou que a mulher ferida tem 22 anos, sofreu várias fraturas graves e foi socorrida pela equipe da concessionária da BR-290 para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.
A falha no cinco de segurança foi constata pelos policiais rodoviários durante uma vistoria na caminhonete após o socorro à vítima. O motivo da avaria no equipamento de proteção só poderá ser detectado por uma perícia no veículo.
TRÂNSITO
Colisão entre caminhão de lixo e carro deixa dois feridos na Interpraias
Um acidente deixou duas pessoas feridas, na manhã desta quinta-feira (11), na ERS-786, a Interpraias, em Cidreira. Um carro e um caminhão de lixo colidiram na altura do número 390 da rodovia, no balneário de Salinas.
O motorista e passageira do automóvel se machucaram. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Cidreira, que participou do resgate, eles estavam conscientes. Os feridos foram encaminhados para o Pronto Atendimento 24h do município em quadro estável.
A equipe do Pelotão de Motos do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) também atendeu a ocorrência e orientou o trânsito até a remoção dos veículos.
Fonte: Litoral na Rede
Perigo iminente no cruzamento da Castelo Branco com a Estrada do Mar em Torres
A Unidade Móvel da Rádio Maristela esteve nesta terça-feira, 9 de janeiro, atendendo ao pedido do ouvinte e empresário, Carlos Correa, para tratar do perigo iminente no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a rodovia Estrada do Mar.
Segundo Carlos, após já ter informado o setor de trânsito da Prefeitura de Torres sobre o risco causado pelo posicionamento do semáforo, localizado na pista à esquerda, para sinalizar a conversão à Estrada do Mar, que confunde os motoristas que devem seguir livres pelas duas pistas à direita em direção a BR 101. Carlos sugere que o Semáforo deve ser reposicionado mais abaixo, conforme é utilizado em outras cidades e países. Durante a entrevista um automóvel com placas do Uruguai, que passava pelo local, parou na pista por achar que o sinal vermelho era para todas as pistas da Avenida, o que causou frenagens abruptas nos demais veículos que seguiam logo atrás em velocidade mais acentuada.
Outra medida necessária apontada pelo ouvinte seria a utilização de placas de sinalização bilíngues, não só nessa região, mas em toda a cidade, já que Torres quer passar a ser uma cidade turística o ano inteiro.
que a Unidade Móvel vai até você para tratar dos assuntos mais relevantes para a população torrense e região.
Fotos: Reportagem/Rádio Maristela
O mar limpo e quente e a previsão de calor devem contribuir para a grande movimentação no Litoral Norte no primeiro fim de semana de 2018.
A Triunfo Concepa, concessionária da Free Way, estima que aproximadamente 95 mil veículos venham para as praias da região pela rodovia.
A projeção é de que nesta sexta-feira (05), 55 mil veículos usem a BR-290, enquanto no sábado (06) devem passar mais 40 mil. A concessionária recomenda como melhores horários para viajar até as 14h de sexta-feira ou após as 12h de sábado. Para a volta no domingo, a indicação é de que a viagem seja feita até as 14h.
Fonte: Litoral na Rede
Agora é lei. O Detran-SC precisa respeitar o prazo do mesmo ano em que o motorista atingir os 20 pontos na carteira de habilitação para poder suspendê-la como punição. A lei foi sancionada hoje pelo governador Raimundo Colombo e já começa a valer logo que for publicada no Diário Oficial. Quem criou a lei foi o deputado Gelson Merisio (PSD), para corrigir um erro gerado por atrasos por parte do Detran-SC.
“Essa lei é um avanço”, explicou Gelson Merisio. “Os motoristas pagaram suas multas e estavam à disposição para terem a pena acessória. Como ela não houve, está apagado. Para o futuro, os motoristas terão sim que ter muito cuidado no trânsito, porque passando os 20 pontos imediatamente terão a carteira suspensa, como prevê o próprio Denatran. Regulamos o direito do Detran cobrar a pontuação no ano das multas em Santa Catarina”, concluiu.
Até então, quem atingisse 20 pontos em 12 meses poderia ter a carteira suspensa até cinco anos depois. Por um atraso no sistema do Detran-SC, mais de meio milhão de motoristas catarinenses receberam só agora a notificação para perder a CNH por multas que datavam até de 2012. Agora com a lei de Merisio, o departamento de trânsito precisa ser mais eficiente nessa punição, justamente para não perder o caráter educativo que era o propósito inicial da medida. Se o departamento perder o prazo de um ano para fazer essa suspensão, ele é obrigado a arquivar o processo.
Motoristas podem recorrer
Se você está entre esses mais de 500 mil motoristas que já foram notificados, saiba que o processo aberto não deixa de existir. O que você pode fazer é entrar com um processo de recurso dentro do próprio Detran usando a nova lei como base. Lembrando que isso só vale para quem foi notificado em relação ao acúmulo de pontos entre 2012 e 2016.
Se você atingiu os vinte pontos em 2017 e foi notificado nesse ano você continua, sim, sujeito a perder a carteira, já que a nova lei não quer deixar de punir os culpados no trânsito, mas sim melhorar e agilizar esse processo para que seja cumprido no ano corrente das infrações.
Pela nova lei ainda o Detran-SC deve implantar um sistema no seu site em que os motoristas possam se cadastrar e receber um aviso antes de chegar aos vinte pontos limite. Será possível ser alertado ao atingir 15 pontos, por exemplo, podendo assim dirigir com mais cautela e não estourar a pontuação.
Fonte: W3 Revista
O Centro de Produção de Programas da Rádio Maristela situado na beira mar da Praia Grande, recebeu nesta manha de quarta feira, 03 de janeiro, o Sargento Marcos Vinicius Evaristo para falar sobre o grupo de trânsito que está agindo na cidade desde ontem, 02 de janeiro.
Segundo o sargento, o objetivo é evitar o estacionamento em locais proibidos, como faixas de segurança e paradas de ônibus e parar em locais de fila dupla. O sargento ainda apresentou os números do primeiro dia de ação. ” Oito autuações por estacionar junto ao canteiro central. Cinco por estacionar em faixa de pedestre. Três por estacionar em vaga de idoso ou deficiente. Dois por estacionar em local de carga e descarga. Uma por estacionar em local de embarque e desembarque em coletivo. Uma por estacionar em local proibido. São vinte no total, quatro remoções, sendo que em seis oportunidades os condutores chegaram ao veículo antes de ser feita a remoção”.
A ação vai seguir durante toda a temporada de verão.
https://www.facebook.com/radiomaristela/videos/1504161406304896/
O motorista que quiser garantir o desconto máximo do IPVA 2018 tem até terça-feira para pagar o imposto. Para conseguir o desconto de 24,72%, o proprietário do veículo preciso somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.
O imposto pode ser quitado nos bancos no qual o motorista é cliente – podendo ser pago inclusive no caixa eletrônico e no home banking. Além disso, lotérias da Caixa Econômica Federal e os correspondentes bancários do Banrisul também aceitam o pagamento do IPVA.
Pelo último levantamento da Receita Estadual, até a última quarta-feira 377.857 veículos já estavam com o IPVA 2018 quitado, o que representa 10.3% da frota que precisa recolher o tributo (3.643.682 veículos). A arrecadação acumulada chegou a quase R$ 305 milhões. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o IPVA 2018, com a metade do valor repassada de maneira automática para as prefeituras gaúchas conforme o município de licenciamento do veículo.
Até a próxima terça-feira, o contribuinte terá uma redução de 3% sobre o valor do imposto e pode se valer também da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) ainda de 2017, antes da atualização na virada do ano prevista em 3,09%. Para alcançar o desconto máximo, é preciso somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.
Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Serviço
Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1999.
Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT – cujo valor ainda não foi divulgado pela Susep), taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar?
Desde 13 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Consultas e dúvidas
Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda disponibiliza um site específico sobre o imposto. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.
Fonte: Correio do Povo
O retorno do feriadão de Ano-Novo é intenso nas rodovias na tarde desta segunda-feira (1º). De acordo com a Concepa, concessionária responsável pela freeway, os motoristas que deixam o Litoral Norte encontram pontos de lentidão em Osório e Santo Antônio da Patrulha – no km 26, perto do acesso ao município, trânsito está parado. Em direção à Capital, passam 85 veículos por minuto no trecho de Osório. A Estrada do Mar tem fluxo intenso e retenções nas rótulas e nos pardais. Na RS-040, em Capivari do Sul, há lentidão junto ao trevo da cidade.Fonte: GaúchaZH
Rotatória da Estrada do Mar com ERS-407 terá desvio durante o verão
A partir desta sexta-feira (29) começa a funcionar o desvio de trânsito no entroncamento da ERS-389, a Estrada do Mar e a ERS-407, em Xangri-lá. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) adota, pelo segundo verão consecutivo, a medida com objetivo de facilitar o fluxo de veículos que aumentar nesta época no Litoral Norte.
Com a mudança, quem vier de Morro Alto pela ERS-407 não poderá seguir em frente para acessar Xangri-lá e Capão da Canoa e nem fazer a conversão à esquerda ao chegar à rótula. Será preciso dobrar à direita e trafegar obrigatoriamente pela Estrada do Mar em direção a Osório até o Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-lá, onde pode ser feito o retorno livre para Capão da Canoa.
Segundo o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, “foi uma solução que diminuiu consideravelmente os congestionamentos no último veraneio e, como se conseguiu alcançar esse objetivo, decidiu-se retomar nesta temporada. Além disso, nenhum acidente foi registrado durante o funcionamento do desvio.
A modificação será implantada às sextas-feiras, das 15h à meia-noite, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, podendo ser ampliada de acordo com o volume de tráfego no local. A medida começa a valer já neste final de semana, nos dias 29 e 30 de dezembro, e vai até 5 de março.
Fonte: Litoral na Rede
210 mil motoristas deverão passar pela Freeway no feriadão do ano novo
A concessionária Triunfo Concepa, empresa que administra a Freeway estima 210 mil carros passarão pela rodovia em direção do Litoral Norte gaúcho e balneários de Santa Catarina, desde hoje, 29 de dezembro até domingo, último dia do ano.
Segundo a Concepa, a freeway, nessa Operação Verão, terá 430 profissionais atuando diretamente nas praças de pedágio e serviços de atendimento emergencial médico e mecânico. Há ainda 37 veículos para atendimentos de emergência, 4 guinchos pesados, 11 guinchos leves, 5 unidades de resgate, 11 viaturas de inspeção, 1 veículo para transporte de animais, 1 caminhão pipa e 4 viaturas de supervisão.
