AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO Baleia filhote é encontrada morta na beira-mar de Xangri-lá no Litoral Norte

Baleia filhote é encontrada morta na beira-mar de Xangri-lá no Litoral Norte

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Uma baleia morta apareceu, na manhã desta quarta-feira, na beira-mar da praia de Xangri-lá, no Litoral Norte. De acordo com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a baleia é uma jubarte filhote, da espécie Megaptera novaeangliae.
Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Paulo Henrique Ott, explicou que “visualmente a baleia estava muito fraca e magra”, o que pode ter provacado a morte dela. Além disso, há alguns piolhos (pequenos animais alaranjados) grudados na jubarte – usualmente  esses animais são vistos em filhotes ou baleias que estão fracas e nadam muito devagar. A suspeita é de que ela já estivesse doente. Contudo, apenas os exames poderão apontar a causa da morte.
A presença do animal, que está em frente à guarita 91, atrai a atenção de veranistas e de quem está na beira-mar. Alguns, inclusive, tiraram foto selfie com a baleia morta.
Essa é a segunda jubarte que aparece na beira-mar de Xangri-lá em apenas cinco dias. No sábado, uma baleia em avançado estado de composição – sem a cabeça e a calda – foi encontrada junto à guarita 95.
 

Esta é a segunda jubarte que aparece na praia em apenas cinco dias | Foto: Mauren Xavier
Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing